quinta-feira, 7 de agosto de 2025

PROTEÇÃO CONTRA ROUBO NO ANDROID

ALGUNS ENVELHECEM, OUTROS AMADURECEM.


Oferecido inicialmente para smartphones Google Pixel e Samsung Galaxy, o bloqueio por detecção de roubo foi disponibilizado para aparelhos de qualquer marca com Android 10 ou posterior. A ferramenta utiliza sensores de movimento, localização e sistemas de conexão para detectar um arrebatamento súbito e bloquear automaticamente o aparelho. Para desbloqueá-lo, é preciso usar a senha, o PIN ou a impressão digital.


CONTINUA DEPOIS DA POLÍTICA


Ao comparar os atos antidemocráticos de 8 de Janeiro às articulações feitas por Eduardo Bolsonaro nos EUA, o ministro Alexandre de Moraes disse que "o golpismo é o mesmo", sinalizando que o filho do pai será preso se retornar ao Brasil. Xandão tratou o deputado licenciado (!?) como um criminoso fugitivo e Gilmar Mendes, como um lesa-pátria que seria preso preventivamente se retornasse ao Brasil. A diferença é que o pai do filho está mais próximo das grades do que o filho do pai.

As manifestações de domingo evidenciaram que a deficiência do bolsonarismo não está nas ruas, mas entre as orelhas de Eduardo Bolsonaro. Com sua astúcia, o filho do pai tirou o pai do filho do palanque, afugentou governadores, taxou o capital antes de Lula e levou água ao moinho da reeleição do petista. Já se suspeita de que Dudu Bananinha seja um comunista infiltrado, cuja missão é usar o imperialismo ianque para aniquilar a direita brasileira.

Mas o que esperar de políticos como os nossos — e dos desqualificados que os elegem? Quem observa o Congresso de longe fica com a impressão de que Câmara e Senado viraram hospícios, e quem vê de perto descobre que o manicômio é momentaneamente administrado pelos loucos. Entre os espasmos que marcaram a volta das férias — o "mito" em prisão domiciliar e o primogênito posando de herói da resistência democrática —, surge a maior das excentricidades: amotinada nos plenários das duas Casas, a facção bolsonarista exige a aprovação de um "pacote da paz" que, além da anistia, inclui o impeachment de Xandão e o fim do foro privilegiado, com a anulação do julgamento da trama golpista no Supremo e a transferência do caso para a estaca zero primeira instância do Judiciário. Tudo em nome da democracia. 

Hugo Motta só conseguiu voltar à mesa da presidência da Câmara na noite de ontem, após longa negociação com a oposição mediada por seu antecessor, Arthur Lira.


Para ativar o recurso, acesse as configurações do aparelho, role a tela até a seção Google, toque em Todos os serviços e, em Proteção contra roubo, ative a opção respectiva (ou ambas, caso queira contar também com o bloqueio de dispositivo off-line).


Essa seção oferece ainda outras opções de segurança:

 

Bloqueio de dispositivos off-line, que provê uma camada adicional de proteção ao bloquear automaticamente o aparelho caso ele não detecte nenhuma conexão;

 

Bloqueio remoto, que permite travar a tela do celular pela internet — basta acessar esta página, fazer login com sua conta Google, inserir o número do celular e ativar o bloqueio em caso de roubo.

 

Esquecer a senha de desbloqueio não é tão traumatizante quanto ter o aparelho furtado ou roubado, mas, após cinco tentativas frustradas de acesso, surge a opção "Esqueceu sua senha?". Se o Wi-Fi ou os dados móveis estiverem ativados, basta informar seu email do Gmail e a respectiva senha para desbloquear o dispositivo. Caso não se lembre dessa senha, tente o Smart Lock de senhas — acesse este link pelo computador e siga as instruções na tela.

 

O hard reset restaura o aparelho às configurações de fábrica e remove a senha de desbloqueio, o que pode ser útil em caso de esquecimento. Mas o Android conta com mecanismos de segurança projetados para impedir que pessoas mal-intencionadas se apoderem de um smartphone e o utilizem como se fosse delas.  Ao ser configurado pela primeira vez, o dispositivo é vinculado à conta Google do usuário, tanto em nível de software quanto de hardware. 


Se o aparelho for restaurado às configurações de fábrica por meio de um hard reset (geralmente acessado por uma combinação de botões físicos), o sistema exigirá as credenciais da última conta Google que estava logada antes da restauração. Sem o email e a senha corretos da conta vinculada, o bloqueio será mantido. Além disso, a maioria dos smartphones modernos utiliza criptografia para proteger os dados armazenados, tornando-os completamente ilegíveis sem o PIN, senha ou padrão corretos.

 

Convém ter em mente que restaurar as configurações de fábrica pode acarretar perda de dados se não houver um backup atualizado.