domingo, 19 de novembro de 2006

Criando pontos de restauração e retornando o Windows a um ponto anterior

Atendendo ao pedido do meu amigo Georges e considerando que o IE está em vias de ser atualizado, vou aproveitar este domingo modorrento, véspera de feriado e de tempo medíocre para relembrar como usar a restauração do sistema, devido à importância de se criar um ponto de restauração antes de se instalar quaisquer programas, drivers ou atualizações:
  1. Para acessar a restauração do sistema, clique em Iniciar >Todos os Programas, Acessórios > Ferramentas do Sistema > Restuaração do sistema. A tela inicial oferece duas possibilidades: Restaurar o computador mais cedo ou Criar um ponto de restauração.
  2. Escolhida a primeira opção, clique em Avançar e veja o calendário com algumas datas em negrito. Clicando numa dessas datas, você terá, do lado direito da tela, a relação dos pontos de restauração disponíveis e a descrição de cada um deles (hora e motivo pelo qual o ponto foi criado). Sendo necessário, escolha o ponto desejado e clique em Avançar, e o Windows irá tentar reverter à configuração correspondente à data e hora em que o ponto foi criado (voce será notificado do resultado - se não ficar satisfeito, pode escolher outro ponto e repetir o processo).
  3. Escolhendo a segunda opção, você poderá criar manualmente seus pontos de restauração (convém fazê-lo, por garantia, sempre que instalar um driver ou um aplicativo, por exemplo, ou quando você for rodar uma ferramenta de limpeza do registro). Basta dar um nome ("atualização do IE", por exemplo) e clicar na opção Criar; em poucos segundos o Assitente lhe dará conta do resultado e apresentará informações do novo ponto criado.

Bom domingo a todos.