sábado, 16 de dezembro de 2006

Segurança dos dados

O Windows XP é um sistema multiusuário, e oferece uma política de contas, permissões e senhas de acesso bastante eficiente. Todavia, essas facilidades costumam ser desprezadas no ambiente doméstico, onde a família inteira geralmente compartilha o uso da máquina usando a mesma conta de administrador criada durante a instalação do sistema e, nessa situação, a privacidade fica seriamente comprometida.
Se você compartilha seu PC dessa forma, e deseja proteger suas informações confidenciais dos abelhudos de plantão, vale a pena conhecer um recurso que o XP oferece, meio que "na surdina", através da compactação de arquivos e pastas.
O processo é bem simples:

1- Crie uma nova pasta no seu disco rígido para organizar os documentos que você quer proteger.
2- Após terminar sua seleção, dê um clique direito sobre a pasta e escolha Enviar para... > Pasta Compactada, e a pasta zipada será criada instantaneamente, no mesmo diretório onde se encontram os arquivos originais.
3- Clique sobre essa nova pasta (compactada), que deverá conter a pasta com todos os documentos que você resolveu proteger, e no menu Arquivo, escolha a opção Adicionar Senha.
4- Na nova janela que irá se abrir, o Windows pede que você digite e confirme a senha. Faça isso e clique em Ok. A partir desse momento, sua pasta compactada só poderá ser acessada por quem souber a senha.

Para aumentar a segurança, o XP permite ainda criptografar os dados, impedindo que os documentos sejam abertos fora do computador onde foram protegidos - o seu, no caso. Vejamos como fazer isso:

1- Selecione os documentos que você deseja proteger e dê um clique direito.
2- No menu de contexto, escolha Propriedades e, na aba Geral, clique em Avançado.
3- Selecione então a opção Criptografar o conteúdo para proteger dados.

Observação: Mesmo que seja difícil "quebrar" a senha criada, isso não impedirá que alguém mal intencionado delete a sua pasta. Se os dados forem realmente importantes, convém fazer uma cópia backup da pasta e armazená-lo fora do computador (num chaveirinho de memória ou num CD-R, por exemplo).

Bom sábado a todos e até amanhã.