segunda-feira, 6 de novembro de 2006

Backup - Segunda parte

Vamos dar prosseguimento agora às informações que apresentamos sobre este assunto na postagem do último sábado. Vale lembrar que que o roteiro a seguir se aplica a usuários do Windows XP Pro, que conta com uma ferramenta nativa de backup mediante a qual você pode copiar seus arquivos, pastas, configurações e o que mais desejar. Para isso:

1. Clique em Iniciar e aponte para Todos os Programas.
2. Aponte para Acessórios e, em seguida, para Ferramentas do Sistema.
3. Clique em Backup (quando você usa o utilitário de backup, a primeira tela exibida é a janela de boas-vindas do Assistente de backup ou restauração)
4. Clique em Avançar e siga as instruções do Assistente.

Se você usa o XP Home Edition, será preciso instalar o utilitário de backup (não me pergunte por que razão ele já não vem instalado). Tendo em mãos seu CD original do Windows XP, siga as etapas abaixo:

1. Insira o CD na unidade e, caso necessário, dê duplo clique no ícone CD, em Meu Computador, para exibir a tela de boas-vindas.
2. Na tela Bem-vindo ao Microsoft Windows XP, clique em Executar tarefas adicionais.
3. Clique em Examinar este CD.
4. Em Windows Explorer, dê duplo clique na pasta ValueAdd em Msft e em Ntbackup.
5. Dê duplo clique em Ntbackup.msi para instalar o utilitário de Backup.

Se você comprou seu PC com o Windows XP Home Edition pré-instalado e não dispõe do CD original da Micorosoft, entre em contato com o fabricante do computador ou recorra a um software de backup de terceiros (há diversas ferramentas para essa finalidade que podem ser encontradas e baixadas em sites de download, como o superdownloads e o baixaki, por exemplo).
Na etapa complementar, veremos como fazer backups em CDs. Até lá.