domingo, 5 de novembro de 2006

Chats via MSN e outros mensageiros

Dando seqüência às recomendações de segurança em bate-papos online, vale dizer que os programas de mensagem instantânea permitem "conversar" com pessoas que figuram nas nossas listas de contatos, mas convém ter em mente que nem todas essas pessoas são conhecidas e/ou confiáveis - muitas delas podem estar lá simplesmente porque as aceitamos ou incluímos a partir de um convite, numa sala de bate-papo. Pensando nisso:
Tome muito cuidado ao criar um nome de exibição. Evite fornecer informações pessoais ou referir-se a elas, a menos que você esteja teclando com pessoas conhecidas (e, mesmo assim, nunca se sabe quem pode estar monitorando essa "conversa").
Não liste seu nome ou endereço de email em áreas públicas (como grandes diretórios da Internet ou perfis de comunidade online) nem os forneça a estranhos. Alguns serviços de mensagens instantâneas vinculam seu nome de exibição a seu endereço de email quando você se registra. A disponibilidade de seu endereço de email pode fazer com que você receba um número maior de spam e ataques de phishing scam.
Nunca forneça informações confidenciais (como número de cartão de crédito, documentos ou senhas) numa conversa de mensagem instantânea.
Não aceite a inclusão de desconhecidos; só se comunique com pessoas que estejam em sua lista de contatos ou amigos.
Se resolver encontrar alguém que você conheça apenas de mensagens instantâneas, tome as precauções de segurança sugeridas na postagem anterior. Não se encontre com essa pessoa sozinho, (leve um amigo ou familiar) e sempre marque encontros em locais públicos, como um shopping center ou restaurante.
Nunca abra imagens, baixe arquivos ou clique em links de mensagens de desconhecidos.
Não envie mensagens instantâneas pessoais do trabalho (talvez seu empregador ou um superior hierárquico qualquer monitore essas mensagens).
Se você usar um computador público (numa lan house ou num cyber café), não configure o recurso de logon automático. As pessoas que usarem o computador depois de você poderão ver (e usar) seu nome de exibição para fazer logon.
Quando não estiver disponível para receber mensagens, tenha cuidado com o status que você exibe para os outros usuários. Por exemplo, você pode não querer que todos da sua lista de contatos saibam que você está "Em Almoço".
Bom domingo a todos. Amanhã a gente volta para postar a segunda parte da matéria sobre Backup de dados.