terça-feira, 17 de abril de 2007

Softwares enxeridos

Muitos softwares enxeridos configuram-se para iniciar automaticamente quando o computador é ligado ("pegando carona" na inicialização do sistema operacional), sendo que alguns aparecem como um ícone na Área de Notificação (junto ao relógio do Windows). Isso pode ser conveniente no caso de programas que precisam mesmo estar sempre ativos, mas o excesso de aplicativos carregados acaba deixando o sistema lento e acarretando outros problemas, já que cada um deles ocupa certo espaço na memória e consome recursos da CPU para seu processamento.
Para desativar a iniciação automática de programas pouco usados, verifique primeiro se existe uma opção disponível na interface do software (geralmente no menu Ferramentas). Do contrário, recorra ao utilitário de configuração do sistema (MSconfig):

1. Clique em Iniciar > Executar, digite "msconfig" (sem as aspas) e dê OK.

2. Clique então na aba Iniciar e desmarque as opções que você não quer que sejam carregadas automaticamente (tome cuidado, todavia, para não desabilitar aplicações críticas, dentre as quais o antivírus e o aplicativo de firewall).

3. Feche o utilitário de configuração do sistema e reinicie o computador (para que as alterações surtam efeito).
Se quiser reverter essas configurações, basta repitir os passos, remarcar o(s) software(s) cuja inicialização automática você boloqueou e tornar a reiniciar o computador.
Bom dia a todos e até amanhã.