terça-feira, 6 de novembro de 2007

Dicas para o Word

O MS Word (programa integrante do pacote Office, que foi objeto do volume 1 da Coleção Guia Fácil Informática) é o processador de textos mais utilizado em todo o mundo; um aplicativo repleto de recursos, muitos dos quais inexplorados ou desconhecidos da maioria dos usuários. Confira as cinco dicas a seguir:

1. Se você quiser deixar uma palavra, frase ou parágrafo todo em letras maiúsculas, não precisa digitar tudo novamente. Basta selecionar a porção de texto desejada e pressionar a combinação de teclas Shift + F3. E se quiser que o texto volte a ficar em letras minúsculas, é só pressionar Shift + F3 novamente (repetir esse procedimento pela terceira vez faz com que somente a primeira letra da palavra ou da frase fique maiúscula).

2. Para que um determinado conjunto de palavras fique na mesma linha (por exemplo, o nome João Silva), escreva a palavra João, pressione a combinação de teclas Ctrl + Shift + Espaço e digite Silva. Se o conjunto não couber inteiro no final da linha, ele será deslocado para a linha seguinte.

3. Se desejar aumentar ou diminuir o tamanho da fonte de uma palavra ou de uma frase, você não precisa acessar os recursos de formatação. Basta selecionar a palavra ou a frase desejada e pressionar, ao mesmo tempo, os botões Ctrl + ] (para aumentar a fonte) ou Ctrl + [ (para diminuir a fonte).

4. Para saber a quantidade de palavras ou de letras que seu texto contém, se você usa o Word 2003, vá ao menu Ferramentas e clique na opção Contar palavras (na versão 2007, clique na aba Revisão e, em seguida, no botão Contar palavras). O programa exibirá então uma janela onde você poderá conferir a quantidade de páginas, de caracteres (com e sem espaço), de parágrafos e de linhas. Se preferir visualizar apenas as informações de um trecho do texto, basta selecioná-lo e repetir o procedimento (ao fazer isso, o recurso Contar palavras exibirá apenas os dados referentes ao trecho selecionado).

5. Para inserir caracteres especiais em seu texto - como o símbolo da moeda euro, de copyright, uma seta ou letras gregas, por exemplo, na versão 2003 do programa, vá ao menu Inserir, escolha a opção Símbolo e, na caixa que surgir, escolha o símbolo ou o caractere desejado. Clique no menu Subconjunto para escolher a categoria do caractere desejado. Já no 2007, também no meu Inserir, localize e clique no botão Símbolo (ao fazer isso, o Word mostrará uma pequena lista com os caracteres mais comuns; para acessar a caixa que exibe todo os caracteres, clique em Mais símbolos). Em ambos os casos, selecione o caractere desejado e clique no botão Inserir.
Voltaremos amanhã com mais cinco dicas. Até lá.