quarta-feira, 7 de novembro de 2007

Mais dicas para o Word

Dando sequência ao assunto que iniciamos na postagem anterior, veremos hoje mais cinco dicas para o festejado processador de textos da Microsoft:

1. Se, ao elaborar um texto, você notar que determinada palavra já foi utilizada repetidamente naquela frase, mas não se lembrar de nenhuma outra que possa substituí-la, valha-se das sugestões do próprio Word clicando com o botão direito sobre a palavra desejada e escolhendo, no menu que surgir, um dos termos oferecidos na opção Sinônimos.

2. Se você se deparar com um arquivo do Word danificado a ponto de não ser possível abrí-lo corretamente, tente recuperá-lo abrindo o Word vazio - ou seja, sem nenhum documento aberto - e escolhendo, no menu Arquivo, a opção Abrir (na versão 2007, menu Office, opção Abrir). Na janela que irá surgir, localize e selecione o arquivo danificado, clique na pequena seta localizada ao lado do botão Abrir e escolha a opção Abrir e reparar (esse procedimento não é infalível, mas costuma funcionar na maioria dos casos).

3. Vamos supor que você altere a cor e o tamanho da fonte de um parágrafo e logo em seguida queira aplicar essa mesma formatação em um outro trecho do texto. Para isso, basta selecionar o texto em questão e pressionar a tecla F4 (esse procedimento leva o Word a repetir a última ação realizada e funciona, portanto, com outros recursos além dos de formatação).

4. Deseja remover a formatação de um trecho de seu texto? Então é só selecionar a porção desejada e pressionar a combinação de teclas Ctrl + Espaço (se quiser remover a formatação do documento inteiro, pressione Ctrl + T e repita o procedimento anterior).

5. O Word 2007 abre arquivos das edições 2003 e anteriores, mas o contrário não acontece - a versão 2003 não consegue abrir arquivos da 2007 (cuja extensão é .docx). Para resolver esse problema, instale o conversor oferecido gratuitamente pela Microsoft, para que o próprio Word 2003 faça a conversão dos arquivos para um formato que o ele consiga acessar. Para fazer o download, copie e cole na caixa de enedereços do seu navegador o link a seguir:http://www.microsoft.com/downloads/details.aspx?displaylang=pt-br&FamilyID=941b3470-3ae9-4aee-8f43-c6bb74cd1466.

Bom dia a todos.