sexta-feira, 18 de janeiro de 2008

Reinstalação do XP (final)

Agora que seu computador já está operacional, é hora de partir para as atualizações do sistema. Se seu XP já integra o SP2, o download das atualizações críticas e correções de segurança do Windows serão menos traumatizantes, embora ainda devam levar um tempo considerável (que varia conforme a velocidade da sua conexão e os recursos da máquina).
É hora também de instalar - e atualizar - suas ferramentas de segurança (antivírus, anti-spyware e firewall). Se você baixou previamente os arquivos de instalação e os reservou na pastinha de backup (gravada no CD ou no pen-drive), a coisa ficará bem mais fácil. Do contrário, resista à tentação de navegar na Web ou baixar seus e-mails (limite-se aos sites do Windows Update e dos fabricantes das ferramentas de segurança).
Depois que o sistema estiver atualizado e protegido, reinstale seus aplicativos de escritório e softwares dos quais você fez backup ou dispõe em mídia (a essa altura, você poderá também fazer download e instalar os demais programas que desejar sem que isso envolva riscos desnecessários à sua segurança). Na sequência, restaure os arquivos que você copiou na pastinha de backup (documentos de texto, apresentações, fotos, filmes, músicas e outras papagaiadas que tais), bem como seus "Favoritos" do Internet Explorer e as mensagens e lista de contatos do Outlook Express. Para importar seus Favoritos:

1. Abra o IE, clique em Arquivo > Importar/Exportar > Avançar > Importar Favoritos.
2. Selecione a opção Importar de um arquivo ou endereço.
3. Clique em Procurar (insira a mídia removível onde você gravou o backup, se for o caso), localize o arquivo "boookmark.htm", clique em Avançar.
4. Selecione a pasta onde irão ficar seus Favoritos e clique em Avançar > Concluir.

Quanto ao OE, atendendo à solicitação de um visitante (deixada no primeiro post desta sequência), vale rever primeiro como proceder ao backup e, depois, o que fazer com ele.
No Windows Explorer, navegue até C:\Documents and Settings\\Local Settings\Application Data\Identities\{445BA929-0754-421E-B2F9-D5F440A69141}\Microsoft\Outlook Express e localize os arquivos com extensão .dbx (se preferir, clique em Iniciar > Pesquisar e comande a busca dessas pastas digitando "*.dbx", sem as aspas, na caixa de diálogo respectiva).
O arquivo Inbox.dbx guarda as mensagens que estão em sua caixa de entrada; o SentItems.dbx, as mensagens enviadas, e assim por diante (se você possuir pastas particulares, elas também terão arquivos .dbx correspondentes nesse local).
Copie todos esses arquivos num pen-drives ou em CDs ou DVDs graváveis, já que de nada adianta manter o backup no próprio HD, no caso de falhas de hardware. Depois que você reinstalar o Windows, transfira esses arquivos de volta para a pasta original (basta arrastá-los ou copiar e colá-los, como você preferir).
Para importar sua lista de contatos, clique no menu Arquivo, aponte para Importar e clique em Catálogo de endereços. Feito isso, selecione o catálogo de endereços ou o tipo de arquivo a ser importado e clique em Abrir.
Observação: na hora de fazer o backup, se seu catálogo não estiver listado, você poderá exportá-lo para um arquivo .csv LDIF (LDAP Directory Interchange Format) e importá-lo em seguida, usando o formato escolhido.

Cumpridas todas essas etapas, você já está "quase lá" - quase, porque muitas personalizações e configurações feitas anteriormente em seu sistema e programas não poderão ser resgatadas de pronto; isso exigirá tempo e paciência.
Mas no fim, tudo dá certo; se ainda não deu, é porque não chegou no fim - risos.
Boa final de semana a todos.
Postar um comentário