quinta-feira, 19 de junho de 2008

Fôlego (final)

Outro fator que acarreta morosidade na inicialização e compromete a performance do Windows tem a ver com drivers de hardware para dispositivos não utilizados. Convém poupar recursos de seu sistema desinstalando esses programinhas (use o campo Pesquisar Blog para saber mais sobre esse assunto ou acesse diretamente a seqüência de
postagens "Deu Pau?", publicada em fevereiro de 2007).
Depois de criar um ponto de restauração do sistema, clique em Iniciar > Executar, digite "cmd" (sem as aspas) e pressione <Enter>. No prompt de comando que irá se abrir, escreva "set devmgr_show_nonpresent_devices=1" (também sem as aspas) e dê <Enter> . Deixe a janela do prompt aberta.
Torne a clicar em Iniciar > Executar, digite "devmgmt.msc" (sem as aspas) e pressione <Enter>. Na janela do gerenciador de dispositivos que irá se abrir, clique em Exibir > Mostrar dispositivos ocultos e clique no sinal de mais ao lado de cada ramificação, para examinar todos os drivers de seu sistema (componentes que não estiverem conectados exibirão um ícone
cinza-transparente).
Clique com o botão direito sobre aquilo que você tem certeza que não usa mais e selecione Desinstalar. Depois, siga as instruções na tela para terminar o processo e, ao final, feche todas as janelas e reinicie o computador.
Volto a lembrar que já publiquei uma porção de outras dicas, truques e macetes para reconfigurar o XP e fazê-lo rodar com mais desenvoltura em máquinas de configuração modesta ou ultrapassada - confira usando o campo Pesquisar Blog e leia os volumes 2, 7 e 8 da Coleção Guia Fácil Informática.

Até amanhã.