Uma leitora me enviou um e-mail, dias atrás, perguntando como incluir uma resposta automática no Outlook Express, visto que pretende sair em férias e quer dar ciência desse fato a quem lhe enviar mensagens durante sua ausência. Eu respondi a ela que o OE oferece tal possibilidade, evidentemente, mas o PC precisa estar ligado para que o programa descarregue os e-mails e envie a resposta automática. Em vista disso, no caso de notificação de ausências, o melhor é buscar essa opção no próprio servidor - assim, sempre que chegar uma nova mensagem, o serviço dispara a resposta automática que você determinar. Para tanto, procure nos tópicos da Ajuda de seu serviço de correio eletrônico por algo como "resposta automática" ou "auto-resposta" (ou entre em contato com o suporte técnico, se necessário, já que essa configuração varia conforme o provedor).
Feita essa ressalva, vejamos como configurar uma resposta automática no OE:
1 - Crie um arquivo de texto (botão direito sobre um ponto vazio da área de trabalho > novo > arquivo de texto) e, na primeira linha, escreva a palavra "Assunto: Sua mensagem foi recebida e será respondida assim que possível... etc.". Salve e feche o arquivo.
2 - Abra o OE, clique em Ferramentas > Regras para as mensagens > E-Mail e, na caixa de "condições", marque a opção "Para todas as mensagens".
3 - Na caixa de "Ações", clique em "Respondê-la com mensagem".
4 - Logo abaixo, clique no link "Mensagem" e, na caixa de diálogo que irá surgir, indique o arquivo .txt que você criou.
5 - Salve essa regra de mensagem como "Auto Resposta" e dê "OK".
Boas férias