sexta-feira, 1 de agosto de 2008

Anexos de E-Mail e Humor de Sexta-feira

O humor de hoje fica por conta da imagem ao lado.
Quanto aos anexos, tenho reparando que a maioria dos meus contatos continua ignorando solenemente as sugestões apresentadas aqui no Blog, e repassando e-mails em aberto - desrespeitando a privacidade dos destinatários e alimentando spammers de plantão com centenas de endereços eletrônicos válidos.
Quando você receber uma mensagem com um anexo (uma figura, um clip de vídeo, uma animação ou outra coisa qualquer que deseje repassar para seus contatos), evite abrí-lo diretamente a partir do e-mail que o capeou e resista à tentação de clicar imediatamente no botão "Encaminhar". Em vez disso, arraste o anexo para seu Desktop, dê um clique direito sobre ele e, no menu suspenso, acione a opção que comanda a varredura com seu antivírus (você tem um, não é mesmo?).
Observação: Dependendo da configuração de seus programas, anexos potencialmente perigosos podem ser removidos automaticamente das mensagens, seja ainda no provedor, seja ao serem baixados pelo Outlook Express, seja ainda pela ação de seu antivírus (bons antivírus não devem permitir que e-mails contendo arquivos maliciosos aportem em sua caixa de entrada; todavia, ao copiar o anexo no desktop, normalmente é feita uma nova fiscalização, e se você clicar sobre o arquivo com o botão direito e determinar uma nova varredura, obterá uma garantia adicional da ausência de códigos maliciosos.
Se nada suspeito for encontrado no anexo, execute-o e veja se o conteúdo interessa a todos os contatos a quem você tenciona reencaminhá-lo. Feito isso, feche o arquivo, torne a clicar sobre o ícone respectivo com o botão direito, selecione "Enviar para">"Destinatário de correio" e, na janelinha de nova mensagem que irá se abrir (com uma cópia arquivo em questão já anexada), insira os endereços dos destinatário no campo "Cco" (se quiser, você pode colocar seu próprio endereço eletrônico no campo "Para" - embora isso não seja necessário).
Tomando esses cuidados, você não só estará minimizando as possibilidades de enviar malwares para seus amigos e conhecidos, como também manterá seus (deles) endereços eletrônicos ocultos, respeitando a privacidade de cada um e evitando que todos recebam ainda mais e-mails indesejados e não-solicitados.
Bom final de semana - e início de mês - a todos.