quinta-feira, 31 de julho de 2008

Muito ajuda quem não atrapalha

Pesquisando informações para auxiliar um leitor com problemas de lentidão na resposta da tecla de seu notebook, descobri um troço interessante: dentre as Opções de Acessibilidade oferecidas pelo XP, existe uma que se destina a facilitar a vida de quem tem dificuldades físicas para usar o teclado, mas que - se e quando habilitada inadvertidamente - acaba infernizando a vida dos usuários que não tenham necessidades especiais.
O tremor anormal das mãos (causado por determinadas patologias) pode provocar toques múltiplos nas teclas, ou dificultar o ato de pressionar e soltar uma tecla com rapidez suficiente para produzir apenas um toque. Por conta disso, a ativação das teclas de filtragem leva o Windows a ignorar teclas pressionadas repetidamente com rapidez, além de reduzir sensivelmente a taxa de repetição do teclado (que atua quando uma tecla é mantida pressionada). Assim, caso seu teclado passe a apresentar esse "comportamento estranho", verifique se você não alterou acidentalmente essas configurações:

1 - No Painel de Controle, dê duplo clique sobre o miniaplicativo Opções de Acessibilidade.
2 - Localize e desmarque a opção Teclas de Filtragem.
3 - Clique no botão Configurações (logo em frente) e desmarque a opção Usar Atalho, em Atalho de Teclado (se essa opção estiver ativada, manter a tecla <Shift> pressionada por oito segundos habilita as Teclas de Filtragem).
4 - Certifique-se de que as Teclas de Aderência não estejam ligadas, e aproveite o embalo para desativar também o Atalho de Teclado - clicando no botão Configurações, logo em frente dessa opção (que pode ser irritante se for habilitada por acidente).
5 - Clique em OK, em OK novamente, e seu teclado deverá voltar ao normal.

Bom dia a todos e até mais ler.