terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

WinAudit

Na reparação automotiva, a expressão “rebimboca da parafuseta” designa um problema fictício “diagnosticado” por mecânicos desonestos para valorizar o serviço e cobrar mais do cliente.
Já no âmbito da informática – que é repleto de siglas e nomes complicados – fica ainda mais fácil engabelar os incautos, razão pela qual, além de contratar somente técnicos idôneos, convém conhecer o computador e seus componentes físicos.
Por conta disso, nossa sugestão de hoje remete ao freeware WinAudit (disponível em http://superdownloads.uol.com.br/download/163/winaudit/). Com ele, para saber se algum item foi substituído indevidamente, basta cotejar as informações (marca, modelo e número de série da placa mãe, disco rígido, unidades de CD/DVD, memórias, processadores, placas de vídeo e som) geradas antes e depois de uma eventual manutenção.
O programinha dispensa instalação: após o download, abra o executável para obter uma análise completa dos itens de hardware e software de seu computador; concluído o processo, clique em “Opções” e deixe marcados apenas os itens Sistema Operacional, Periféricos, Dispositivos de Hardware, Capacidade de Exibição, Adaptadores de Exibição, Versão da BIOS, Processadores, Memória e Discos Físicos; feito isso, clique em “Auditar” (para realizar uma nova análise) e salve ou imprima os resultados.
Bom dia a todos e até amanhã.