terça-feira, 14 de abril de 2009

Windows Live Messenger 2009

Quem não abre mão do "MSN" para bater papo com os amigos precisa conhecer o Windows Live Messenger 2009 (mais informações e download em http://download.live.com/messenger). Nessa nova versão, além de reformular vários recursos pré-existentes, a Microsoft incluiu também uma porção de inovações interessantes, dentre as quais os “cenários” (para criar skins personalizadas com suas imagens e cores preferidas); a “personalização dos sons” (que você pode definir para cada ação ou contato utilizando as opções default ou inserindo suas próprias músicas) e a “lista de novidades” (um pequeno “player” localizado no rodapé da janela, que exibe alterações de frases pessoais, avatar e outras modificações promovidas por seus contatos).
Ao instalar o programa, você pode também incluir ferramentas opcionais – como o Mail (que permite acessar várias contas de e-mail através de um único programa, além de calendário, grupos de notícias e feeds); o Toolbar (que acrescenta uma Barra de Ferramentas ao Internet Explorer); a Galeria de Fotos (para organização e edição de imagens); o Writer (excelente para quem toca blogs, pois oferece uma interface amigável e facilita a inclusão de fotos, vídeos, mapas, eventos e marcas), e, para quem tem crianças, a Proteção para a família (que controla e bloqueia a exibição de conteúdos impróprios).
E já que estamos falando no Messenger, vale conferir algumas dicas que o Leonardo me enviou por e-mail:

– Se você não quiser visualizar a tela do Windows Live Hoje (que se abre automaticamente, por padrão, toda vez que o Messenger é iniciado), clique em Ferramentas > Opções > Geral e desmarque a caixa “Mostrar o Windows Live Hoje quando o Messenger entrar”.

– Localize mais facilmente seus contatos organizando-os em grupos (família, amigos, colegas de trabalho etc.). Para tanto, basta acessar o menu Contatos, clicar em Criar Grupo e, na tela que se abrir, escolher um nome para o grupo, selecionar os contatos desejados e clicar em Salvar.

– Embora não seja recomendável utilizar o WLM em Lan Houses ou Cyber Cafés, há casos em que não existe escapatória. Então, após encerrar uma sessão de bate-papo num computador público, reabra o programa, clique na setinha ao lado de “Entrar como” e, em seguida, no link Esquecer-me (dessa forma, seus dados serão excluídos da lista de endereços usados recentemente, e sua privacidade será preservada).

– Para enviar o mesmo recado a dois ou mais contatos de sua lista, clique no menu Ações > Enviar mensagem instantânea, escolha os contatos desejados, confirme em OK e então envie a mensagem.

– Para criar um novo parágrafo ou adicionar uma nova linha à sua mensagem sem que o texto já digitado - mas ainda incompleto - seja enviado para o destinatário, basta pressionar Shift+Enter.

– É fácil saber se alguém o deletou de sua lista de contatos do Messenger. Basta clicar em Ferramentas > Opções > Privacidade e dar um clique direito sobre o contato desejado (na Lista de permissões). Se o comando Excluir estiver ativo, é porque você "já era".

– Para não ser incomodado pelos sons executados pelo WLM quando algum contato fica on-line, envia uma mensagem ou chama sua atenção, por exemplo, clique em Ferramentas > Opções > Alertas e Sons e, na caixa Eventos do Windows Live Messenger, desmarque as opções que você deseja silenciar.

– Se quiser utilizar uma imagem qualquer como plano de fundo para suas conversas, clique em Ferramentas > Planos de fundo e selecione uma das opções-padrão. Caso queira inserir uma imagem personalizada, clique em Procurar, localize a imagem desejada, clique em Abrir e confirme em Definir padrão.

– Para evitar que o Messenger seja executado automaticamente quando o Windows é carregado, clique em Ferramentas > Opções > Entrar e, no campo Geral, desmarque as caixas de verificação ao lado de “Executar o Windows Live Messenger quando eu fizer logon no Windows” e “Permitir a entrada automática quando conectado à internet”.

– Gostaria de utilizar o Messenger com um e-mail de outro serviço que não o Hotmail? Então acesse http://www.passport.net/ e inscreva-se no Windows Live ID utilizando o endereço desejado (o cadastro é gratuito). Caso não queira que seu nome seja exibido para seus contatos, clique em Ferramentas > Opções > Pessoal, mantenha a tecla Alt pressionada e digite “0160” (sem as aspas) na caixa Nome para exibição. Feito isso, clique em Aplicar e confirme em OK.

– Para visualizar mais facilmente as mensagens de contatos que utilizam fontes muito pequenas, dê um clique sobre o texto, matenha a tecla Ctrl pressionada e gire a rodinha (Scroll) do mouse até encontrar o tamnho desejado.

Observação: Algunas escolas, empresas e escritórios removem o Messenger de seus computadores para evitar que o bate-papo virtual comprometa a produtividade dos alunos e/ou funcionários. Mas é possível contornar essa limitação valendo-se dos serviços oferecidos em sites como o http://www.webmessenger.msn.com/ ou o http://www.meebo.com/.

Era isso, pessoal.
Bom dia a todos e até mais ler.