quarta-feira, 15 de abril de 2009

Para não chorar sobre o leite derramado...

Dias atrás, assisti a uma comédia onde o protagonista se via em apuros para resgatar uma correspondência cuja postagem ele precisava desesperadamente cancelar. Essa situação, embora hilária no filme, pode ser bem constrangedora na vida real - o que não é exatamente incomum, especialmente em vista da popularização do correio eletrônico.
Pressa, mau-humor, cabeça quente e outros que tais podem nos levar a cometer atos dos quais nos arrependemos rapidamente, mas que demandam tempo e dão uma mão de obra danada para consertar. Claro que você não vai pagar um mico muito grande se despachar um e-mail sem anexar o arquivo que a mensagem deveria capear, mas a coisa pode ficar feia se escrever um e-mail malcriado para alguém e depois perceber que pegou pesado, que o que era para ser apenas um puxão de orelhas virou um formidável par de coices...
Para prevenir dissabores dessa natureza, os usuários do GMail contam agora com o Undo Send ("desfazer enviar", numa tradução literal), que permite cancelar mensagens até 5 segundos após a remessa. Para habilitar esse recurso, acesse sua conta no GMail, clique em Configurações e em Labs e o link "Undo" aparecerá ao lado de cada confirmação de mensagem enviada (se você for "rápido no gatilho" e clicar nele dentro do prazo estabelecido, o Gmail irá recuperar a mensagem e devolvê-la para a área de criação de e-mails).
Seja lá como for, habitue-se a reler cuidadosamente seus e-mails antes de despachá-los. Confira a ortografia, a gramática e os dados do destinatário, e assegure-se de que os anexos que você pretende enviar com a mensagem sejam efetivamente anexados. Demais disso, jamais responda um e-mail ofensivo no calor de uma discussão (cinco segundos não são suficientes para esfriar a cabeça, mas é possível que depois de meia hora você se arrependa do que escreveu, e aí já será tarde demais).

Observação: Até recentemente, apenas os usuários que tinham contas no GMail configuradas para o inglês poderiam usufruir de recursos Beta criados pelo Google - como é o caso do Undo Send e da ferramenta que ajuda a não esquecer de anexar arquivos citados no corpo da mensagem. A partir deste mês, - em que o GMail comemora seu quinta aniversário - os novos recursos passarão a ser disponibilizados simultanemente para usuários de todos os idiomas, guindando o serviço para o mesmo patamar dos concorrente Windows Live Mail (Hotmail) e Yahoo! Mail, que já universalizam as inovações para toda a sua base de usuários.
Aproveitando o embalo, seguem algumas dicas para colocar ordem nos e-mails (para usuários do Outlook Express).

1 - Uma maneira de diferenciar facilmente as mensagens de trabalho das enviadas por familiares, amigos, namorada, e por aí vai, é diferenciá-las por cores. Para tanto, abra o OE, clique em Ferramentas > Regras para Mensagens > E-mail, escolha "Quando a linha De Contiver Pessoas" e, em seguida "Realçá-la com cor". Determine então o e-mail do destinatário que você quer diferenciar dos demais e determine a cor desejada.

2 - Outra maneira interessante de botar ordem na casa e diferenciar mensagens conforme os remetentes ou os assuntos (comerciais, pessoais, etc.) consiste em criar novas pastas e configurar o envio dos e-mails diretamente para elas. Para criar uma nova pasta no Outlook Express, clique Arquivo > Pastas > Nova..., digite o nome da pasta e clique em OK. Feito isso, clique em Ferramentas > Regras para Mensagens > E-mail e, na caixa de diálogo, selecione qual destinatário será enviado para qual pasta específica. Para finalizar, confirme em OK.

3 - Caso o caos tenha realmente se instalado em sua caixa de entrada (ou mesmo nas demais pastas do OE), experimente teclar Ctrl+Shift+F (ou clique no botão Localizar, que fica no canto superior direito da janela do programa) e introduza palavras-chave para localizar mensagens por remetente, assunto, mensagem e data. Após definir a busca, clique em Localizar agora e aguarde o resultado.

4 - Para evitar que suas mensagens sigam com aqueles indesejáveis erros de digitação, clique em Ferramentas > Opções > Verificar Ortografia, marque a opção Sempre verificar Ortografia Antes do Envio e clique em OK.

5 - O OE conta com um recurso que permite bloquear e-mails indesejados. Para configurá-lo, clique em Ferramentas > Regras para mensagens > Lista de remetentes bloqueados; selecione a aba Remetentes Bloqueados, clique em Adicionar e digite os endereços de e-mail de onde provêm as mensagens indesejadas.
Em tempo: Neste mês, a dona MS não me mandou o aviso sobre o PATCH TUESDAY, mas há uma porção de atualizações que devem ser baixadas e instaladas (barbas de molho, pessoal).

Até mais ler.