sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Arquivos protegidos por senha e humor...


Vimos ontem como ocultar arquivos; hoje, veremos como proteger documentos do Word contra alterações involuntárias ou não autorizadas.
Depois de criar o documento em questão, você pode configurá-lo como somente leitura clicando sobre ele com o botão direito, clicando em Propriedades e, na guia Geral, marcando a opção respectiva.

Observação: Também é possível configurar uma pasta com o atributo “somente leitura”, o que não afeta a pasta em si, mas sim todos os arquivos nela contidos.

Note que, embora não possam ser modificados, os arquivos “somente leitura” podem ser copiados, movidos, renomeados ou excluídos. Além disso, caso você os envie para seus contatos, esse atributo poderá ser facilmente removido no computador do destinatário, de modo que, nesse caso, o melhor é proteger o arquivo com uma senha. Para tanto, clique no menu Ferramentas, escolha a opção Proteger documento... e siga as instruções para definir as permissões/restrições desejadas e aplicar a proteção. Dessa forma, qualquer pessoa poderá acessar o arquivo, mas sua edição ficará restrita somente a quem conhecer a senha secreta.

Passemos agora à nossa tradicional piadinha de sexta-feira;

Um gangster descobriu que seu contador havia desviado dez milhões de dólares do caixa. O contador era surdo-mudo, e por isso fora admitido, pois nada poderia ouvir e, em caso de um eventual processo, estaria impossibilitado de depor como testemunha. Quando foi dar um arrocho no contador, o bandido se valeu de um capanga que conhecia a linguagem de sinais dos surdos-mudos:
- Onde estão os U$10 milhões que você levou?
O contador respondeu (em sinais):
- Eu não sei do que vocês estão falando.
Quando o capanga traduziu, o chefão sacou uma pistola 45 e berrou:
- Pergunte de novo!
O capanga, sinalizando, disse ao infeliz:
- Ele vai te matar se você não contar onde está o dinheiro!
O contador sinalizou em resposta:
- OK, vocês venceram, o dinheiro está numa valise marrom de couro, que está enterrada no quintal da casa de meu primo Enzo, no nº 400, da Rua 26, quadra 8, no bairro Santa Marta!
O mafioso perguntou:
- O que ele disse?
O capanga respondeu:
- Ele disse que não tem medo de você, e que você não é macho o bastante para puxar o gatilho!

Bom feriadão a todos e até quarta-feira, se Deus quiser.