quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

Atalhos de teclado no Windows 7


Diversas postagens publicadas aqui no Blog trazem dicas sobre atalhos de teclado – que podem aprimorar sua produtividade se você memorizá-los e utilizá-los regularmente. A propósito, não custa relembrar que a tecla com o logo do Windows (que fica à esquerda do teclado, entre Ctrl e Alt) não serve somente para convocar o menu Iniciar; fazendo as combinações adequadas, você terá acessar às mais diversas funções.
Windows + M, por exemplo, minimiza instantaneamente todas as janelas abertas (para tornar a exibi-las, tecle Shift + Windows + M); Windows + D tanto minimiza as janelas em exibição quanto as restaura (conforme a situação em que esse atalho for digitado); Windows + E convoca o Internet Explorer; Windows + Pause/Break abre a tela das Propriedades do Sistema, e por aí vai (saiba mais na seqüência de postagens iniciada em http://fernandomelis.blogspot.com/2008/02/revisitando-atalhos-de-teclado.html).
Volto agora ao assunto para dizer que no Windows 7, sempre que você combinar a tecla com o logo do Windows com algum número, o programa a ele associado será guindado ao primeiro plano; se combiná-la com os sinais de adição ou subtração, ligará ou desligará o zoom sobre a porção da tela onde o ponteiro do mouse estiver colocado; se pressionar Windows + Barra de espaço, as janelas ficarão transparentes, permitindo a visualização do Desktop.
Para saber mais sobre atalhos de teclado no Seven, visite http://windows.microsoft.com/pt-BR/windows7/Keyboard-shortcuts.
Abraços e até mais ler.