quinta-feira, 26 de junho de 2014

SCREENSAVER (PROTEÇÃO DE TELA)

O PIOR SOBRE OS QUE SE JULGAM DONOS DA VERDADE É QUE, QUANDO TÊM QUE DEMONSTRÁ-LA, NÃO ACERTAM UMA.

Nos monitores CRT – bem como nas TVs de tubo e telas de plasma –, a exibição prolongada de imagens estáticas propicia o surgimento de marcas indeléveis (burn-in), razão pela qual o Windows dispõe tradicionalmente de um recurso conhecido como proteção de tela – na verdade um arquivo executável de extensão .SCR que escurece a tela ou, mais comumente, altera ou move ininterruptamente o seu conteúdo.
Para configurar o recurso em questão, acesse o Painel de Controle, dê duplo clique no ícone Vídeo e em Alterar proteção de tela. Na janela que se abrir, vá até o campo Proteção de tela, clique na setinha para baixo e confira as opções disponíveis na pequena representação gráfica do monitor. Depois de escolher a que mais lhe agradar, clique em Configurações para fazer ajustes adicionais (note que nem todas as opções suportam esses ajustes) e em Visualizar para apreciar o resultado em tela cheia. Mova o mouse ou pressione qualquer tecla para sair e, se estiver satisfeito, use o campo Aguardar para ajustar o tempo de ociosidade (de 1 a 9999 minutos) que o programinha deve aguardar antes de entrar em ação.
Monitores LCD são imunes ao burn-in e, portanto, dispensam a proteção de tela, embora você possa utilizá-la com propósitos meramente decorativos ou como medida de proteção contra abelhudos – para tanto, ainda na janela das Configurações de Proteção de Tela, marque a caixa Ao continuar, proteger com senha e clique em Aplicar e em OK (nesse caso, o acesso ao computador será bloqueado quando a proteção de tela entrar em ação e liberado somente mediante a senha de logon).

Observação: Note que se o seu PC estiver configurado para fazer o logon automaticamente, não será possível habilitar a senha da proteção de tela

Também é possível usar suas fotos como proteção de tela. Basta selecionar a opção Fotos (no campo Proteção de Tela, clicando na setinha para baixo) e clicar em configurações para fazer os ajustes necessários (indicar a pasta onde se encontram as fotos, ajustar o tempo de troca dos slides e definir a exibição em ordem aleatória). Demais disso, você pode baixar proteções de tela a partir de sites da Web, mas tome cuidado com a origem desses arquivos, até porque, na condição de executáveis, os screensavers podem embutir vírus, spyware e outros tipos de malware.
Para concluir, vale lembrar que podemos usar clipes de vídeo como proteção de tela, mas, para não espichar demais esta postagem, veremos isso em outra oportunidade.

Antes de encerrar, vejam esse trecho do programa RODA VIVA onde Aécio Neves dá uma prévia do seu primeiro ano de governo, caso seja eleito presidente (http://youtu.be/30QQjRFP3VI):


Vejamos agora o que vai dar no jogo das 17h, no Itaquerão, entre Coréia e Bélgica.
Abraços a todos e até amanhã.
Postar um comentário