terça-feira, 14 de agosto de 2018

ATUALIZAÇÕES DO WINDOWS 10 E MACHINE LEARNING


OS TOLOS SÃO AS ÚNICAS PESSOAS NESTE MUNDO QUE ACREDITAM QUE VÃO CONSEGUIR O QUE MERECEM.

Quem vem acompanhando esta sequência de postagens deve estar lembrado do que eu disse sobre as limitações no gerenciamento das atualizações automáticas no Windows 10, ou seja, que além da possibilidade de definir o “horário ativo” para evitar a reinicialização automática do computador depois de aplicar atualizações descarregadas via Windows Update, a Microsoft permite ao usuário apenas incluir atualizações para outros produtos da sua marca (como o pacote Office, p.ex.), inibir downloads no caso de conexões de dados limitadas e ativar a exibição de um lembrete quando for necessário reiniciar o computador. Vejamos isso melhor.

No Windows 10, as atualizações são baixadas e instaladas automaticamente — o que, segundo a empresa de Redmond, ajuda a manter o computador protegido. Ocorre que a validação das atualizações costuma exigir a reinicialização do sistema, e isso pode ser um aborrecimento quando o usuário está em meio a uma tarefa importante.

Para não ser pego no contrapé, clique em Iniciar > Configurações > Atualização e Segurança Alterar o horário ativo e informe o período durante o qual você não quer que sua máquina seja reiniciada (saiba mais sobre os horários ativos no Windows seguindo este link). Mas tenha em mente que será preciso manter o PC ligado fora do período ativo escolhido, ou a reinicialização não acontecerá e as atualizações não serão efetivadas. Para evitar dissabores, talvez seja melhor você reiniciar manualmente o computador no momento que achar conveniente, lembrando semre que reinicializações realizadas para efetivar atualizações podem demorar bem mais do que as convencionais.

Usuários das versões Pro e Enterprise do Windows 10 podem pausar temporariamente o download e a instalação de atualizações clicando em Iniciar > Configurações > Atualização e segurança > Windows Update > Opções avançadas > Atualizações pausadas — após um período específico ou após cancelar uma pausa, será preciso instalar as atualizações mais recentes antes de pausá-las novamente, mas, considerando que a maioria de nós usa o Windows 10 Home, não há razão para encompridar esta postagem detalhando esse recurso.

A novidade é que a Microsoft resolveu apostar no Machine Learning (Aprendizado de Máquina, numa tradução literal) para prevenir reinicializações inconvenientes. Trata-se de um modelo preditivo treinado para reiniciar o computador no melhor horário, que, segundo a empresa, não se limitará a verificar se o usuário está usando o aparelho antes de reiniciar o sistema, mas se ele não se ausentou apenas para ir ao banheiro ou tomar um cafezinho. Vamos esperar para ver.

Visite minhas comunidades na Rede .Link: