sexta-feira, 12 de abril de 2019

COMO FAZER SE VOCÊ ESQUECER A SENHA DE LOGON DO WINDOWS 10

SE VOCÊ ACHA QUE SEU CHEFE É ESTÚPIDO, TALVEZ VOCÊ NÃO TIVESSE UM EMPREGO SE ELE FOSSE MAIS ESPERT0.

Vimos na postagem anterior que proteger o computador, smartphone ou tablet por senha não só previne o acesso não autorizado de bisbilhoteiros e afins — como quando você deixa o computador ligado enquanto faz um lanche ou vai ao banheiro, por exemplo — como dificulta o acesso de terceiros ao dispositivo no caso de perda ou roubo.

“Senha” é força de expressão, naturalmente, pois impressão digital, reconhecimento facial e outros requintes tecnológicos são ainda mais seguros do que as tradicionais combinações alfanuméricas. De qualquer modo, dada nossa natural dificuldade em memorizar senhas complexas, não deixe de ler este post para ver como criar senhas seguras e "lembráveis", este para saber como testar a eficácia de suas senhas e este para obter sugestões de gerenciadores de senhas gratuitos e funcionais.

Focando especificamente na senha de logon do Windows, a fragilidade da política de contas de usuários e senhas de acesso implementada pela Microsoft quando do lançamento da edição Millennium ficou no passado. Por outro lado, uma senha robusta pode se tornar um problema para o usuário legítimo do computador que venha a esquecê-la. Antes de partir para a reinstalação do sistema (que pode não ser um bicho-de-sete-cabeças, mas dá trabalho, toma tempo e resulta em perda de arquivos de difícil recuperação quando não se dispõe de um backup atualizado), tenha em mente que:

Quando instalamos o Windows ou o configurarmos pela primeira (no caso de o computador trazer o sistema pré-instalado pelo fabricante), somos instados a criar uma conta online junto à Microsoft. A boa notícia é que é possível redefini-la usando outro computador, um smartphone ou qualquer outro dispositivo capaz de acessar a Internet. Para isso, basta ir ao site de recuperação de senha da Microsoft e seguir as instruções — que se resumem basicamente em inserir o email do Hotmail ou do Outlook, número telefone ou nome no Skype, clicar em Próximo, transcrever o código que será enviado na página de recuperação de senha, clicar em Próximo > Recebido, digitar a nova senha, confirmá-la, tornar a clicar em Próximo e finalizar o processo.

Caso você não tenha criado essa conta, inicie o sistema no modo de segurança, acesse a tela de seleção de contas de usuário, faça o logon com a conta identificada como Administrador (que dispensa senha) e altere os parâmetros da conta de usuário cuja senha você esqueceu. Para tanto, clique no botão Iniciar > Configurações > Contas > Opções de entrada, no botão Alterar (logo abaixo de Senha/Alterar a senha da sua conta) e siga as instruções na tela. 

Note que isso pode não funcionar se seu Windows 10 recebeu as últimas atualizações de recursos fornecidas pela Microsoft (aquelas que são lançadas duas vezes ao ano) . Então, antes chutar o balde e partir para a reinstalação do sistema, não dê uma olhada nesta postagem.

Boa sorte.