sexta-feira, 11 de outubro de 2019

COPIANDO IMAGENS DE WEBSITES


NEM TUDO É O QUE PARECE. NA VERDADE, QUASE NUNCA É. NA POLÍTICA, NUNCA É.

Por uma série de motivos (ilustrar um trabalho escolar ou uma postagem no Blog, por exemplo), podemos querer salvar uma foto ou figura de um site da Web no nosso PC.

Geralmente, fazemos isso clicando com o botão direito do mouse sobre a imagem em questão e selecionando a opção Copiar no menu suspenso (ou pressionando em conjunto as teclas Ctrl+C). No entanto, dependendo de como configuramos nosso computador, essa cópia é salva na pasta Imagens (ou outra qualquer que tenhamos definido anteriormente), levando-nos a abrir o Explorador de Arquivos e pasta em questão para só então localizar e transferir para o local de destino a figura que copiamos (ou, caso desejemos enviá-la por email, precisamos clicar no menu Inserir Imagem na mensagem que vamos enviar e informar ao programa a localização da dita-cuja em nosso computador).

Isso não é um bicho de sete cabeças, naturalmente, mas, convenhamos: é bem mais rápido e prático clicarmos sobre a imagem que queremos copiar e simplesmente arrastá-la para a Área de Trabalho (ou Desktop, como queiram).

Notem que isso só é possível quando a janela do navegador não ocupa totalmente a tela. Se ocupar, clique no ícone do quadradinho (na extremidade direita da barra superior da tela do navegador, entre o "X" que fecha a janela e o "" que a minimiza. Isso reduzirá as dimensões da janela, deixando visível uma parte da Área de Trabalho.

Observação: Se você apontar o mouse para uma das bordas da janela (vertical ou horizonta), verá que o ponteiro do mouse assumirá a forma de uma seta com duas pontas. Clique com o botão direito e, mantendo esse botão pressionado, arraste a borda para fora, se quiser aumentar o tamanho da janela, ou para dentro, se quiser diminuí-lo.

Depois de redimensionar a tela do navegador de modo a deixar visível por trás dela uma porção da Área de Trabalho (dois centímetros são suficientes), basta você clicar com o botão direito na imagem que deseja copiar do site e, mantendo o botão pressionado, arrastá-la para o espaço visível do Desktop. Quando vir uma linha horizontal no ponto de inserção, solte o botão e a figura que você arrastou será salva naquele local. Simples assim.