sexta-feira, 5 de junho de 2020

MAIS SOBRE NAVEGADORES — DESEMPENHO (PARTE XVI)


NÃO ALCANÇAMOS A LIBERDADE BUSCANDO A LIBERDADE, MAS SIM A VERDADE. A LIBERDADE NÃO É UM FIM, MAS UMA CONSEQUÊNCIA.

Google disponibiliza uma ferramenta de limpeza que ajuda na eliminação de software malicioso (malware) e programinhas indesejáveis que deixam o navegador lento. Veja a como usar:

Na janela do Chrome, clique nos três pontinhos (no canto superior direito) e em Configurações;

— Na tela que se abre em seguida, no menu à esquerda, clique em Avançado;

— Clique em Redefinir e limpar;

— Clique em Limpar o computador;

— Na aba Encontrar software nocivo, marque (ou deixe marcada) a caixa ao lado de "Enviar ao Google detalhes sobre softwares nocivos, configurações do sistema e processos encontrados no seu computador durante a limpeza";

— Clique em Buscar.

Se os problemas com o navegador se tornarem recorrentes, o melhor a fazer é reinstalá-lo, mas não custa tentar, antes, reverter o programa a suas configurações originais. Acompanhe:

— Na janela do Chrome, clique nos três pontinhos à direita da barra de endereços, selecione Configurações;

— No painel esquerdo da tela, clique em Avançado desça até a opção Redefinir configurações do navegador e dê um clique sobre ela;

— Na porção central da página, clique em Restaurar configurações para o padrão original e clique no botão Redefinir configurações (vide figura).

Isso irá limpar todos os dados armazenados, desativar as extensões e restaurar as configurações-padrão do programa (depois que se certificar de que ele está funcionando direitinho, você pode reabilitar ou reinstalar os plug-ins através da aba Extensões).

Boa sorte.