segunda-feira, 31 de agosto de 2020

ENCERRANDO APLICATIVOS TEIMOSOS

TODA GUERRA PRODUZ MORTOS E FERIDOS.

Desde o advento da interface gráfica que a maneira convencional de encerrar aplicativos consiste em clicar no “X” que é exibido no canto superior direito da janela. No entanto, se o aplicativo travar por alguma razão, esse método pode não funcionar, ou seja, você clica no “X” e não obtém resultado algum. e clicar no “X” não surte efeito algum. 

Nesse caso, a solução mais simples é recorrer ao atalho de teclado Alt+F4 — ou seja, pressionar simultaneamente as teclas Alt e F4.  Se ele não der conta do recado, o Gerenciador de Tarefas do Windows provavelmente dará. Entre outras maneiras de convocá-lo, você pode:

— Usar o atalho de teclado Ctrl+Shift+Esc;

— Pressionar Ctrl+Alt+Del e clicar na opção respetiva;

— Pressionar Win+R para abrir o menu Executar, digitar taskmgr na caixa de diálogo e clicar em OK (ou teclar Enter);

— Dar um clique direito num ponto vazio da Barra de Tarefas e, no menu que se abre em seguida, clicar em Gerenciador de Tarefas.

— Abrir o Explorador de Arquivos, navegar até C:\Windows\System32, localizar o item taskmger.exe e clicar sobre ele (ou dar duplo clique, conforme a configuração do seu sistema);

— Criar um atalho para Gerenciador — basta seguir os passos sugeridos no tópico anterior, mas, em vez de clicar com o botão esquerdo ou dar duplo clique sobre taskmger.exe, dê um clique direito e, no menu suspenso, clique em Enviar Para > Área de Trabalho (criar atalho). Feito isso, clique com o botão direito sobre o atalho criado, dê a ele o nome desejado (Gerenciador de Tarefas, Task Manager, ou qualquer outro que faça sentido para você), torne a clicar com o botão direito e selecione a opção Fixar na barra de tarefas. Caso ache dispensável manter o atalho criado no Desktop, arraste-o para a lixeira ou dê um clique direito sobre ele selecione Excluir.

Qualquer um desses caminhos leva a Roma, ou melhor, ao Gerenciador de Tarefas. Na janela do utilitário, clique na aba Processos (se for necessário, pois normalmente ela é exibida por padrão), role pela tela até encontrar o processo rebelde (falo do executável correspondente ao aplicativo que se recusa a fechar), selecione o dito-cujo e clique no botão Finalizar Processo.

Observação: O resultado tende a ser melhor se todos os processos associados ao aplicativo forem encerrados, mas para isso (no Windows 10) é preciso localizar o executável do app rebelde a partir da aba Detalhes e então clicar com o botão direito sobre ele e selecionar a opção Finalizar árvore de processos.

Há situações em que nenhuma dessas ações surte o efeito desejado, e aí a porca torce o rabo. Mas nem por isso você deve forçar a reinicialização do sistema ou o desligamento do computar para recolocar o bonde nos trilhos, como veremos na próxima postagem.