quarta-feira, 28 de outubro de 2020

QUE HORAS SÃO?

ESSA PANDEMIA DEIXA A GENTE MAIS PERDIDO QUE ADÃO NO DIA DAS MÃES.

Devido ao distanciamento social, o home office e outras “novidades” que nos foram impostas pela pior pandemia sanitária dos últimos 100 anos, a maioria de nós tem saído de casa bem menos do que saía nos tempos do “antigo normal”. Mas isso não significa necessariamente que não precisemos mais saber as horas.

Gente estilosa e bem de bolso não abre mão de um relógio de grife (alguns modelos chegam a custar tanto quanto uma Ferrari), mas pobres mortais, como é o caso da maioria de nós, não podem se dar a esse luxo. Demais disso, o relógio de pulso deixou de ser um item, digamos, de primeira necessidade depois que todo mundo passou a andar com um celular no bolso ou na bolsa. Não obstante, desde as mais priscas eras que o Windows exibe um reloginho na área de notificação — ou bandeja do sistema — que corresponde à porção mais à direita da barra de tarefas.

A questão é que não há como manter esse reloginho sempre visível, a não ser configurando a barra de tarefas para permanecer igualmente visível. Só que essa solução compromete ocupa espaço na área de trabalho (bem pouco, é verdade, mas cada centímetro conta quando se usa um note com tela de dimensões reduzidas).

O Windows contava com uma barra de gadgets (mini aplicativos que facilitam o aceso a determinados recursos) que incluía um reloginho, mas a Microsoft sumiu com ela quando lançou o Win10. A boa notícia é que basta instalar o freeware 8 Gadget Pack para resgatá-la (clique aqui para baixar o app do site do fabricante).

A barra de gadgets ressurgirá tão logo você concluir a instalação do programinha, e o relógio é uma das opções cuja exibição é configurada por padrão. Para incluir outras opções, basta clicar no item desejado e arrastá-lo para a barra. 

Se você achar que a nova barra polui o visual de sua área de trabalha, encerre o aplicativo (se quiser desinstalá-lo, clique em Iniciar > Configurações > Aplicativos > Aplicativos e recursos, localize o programinha na lista, clique sobre ele e então clique em Desinstalar).

ObservaçãoAcesse a Microsoft Store, digite relógio na caixa “Pesquisar”, clique na pequena lupa e você encontrará dezenas de opções de relógios. A maioria pode ser baixada e instalada gratuitamente, e muitos deles incluem cronômetro, alarme e outras papagaiadas.