terça-feira, 5 de janeiro de 2021

PRINT SCREEN E ÁREA DE TRANSFERÊNCIA — FINAL

O SILÊNCIO SÓ É NECESSÁRIO QUANDO NÃO SE TEM NADA DE VÁLIDO A DIZER. ELE FAZ COM QUE ATÉ OS IDIOTAS PAREÇAM SÁBIOS POR UM MINUTO.

Outra inovação trazida pelo Win10 é a Captura e Esboço, que permite selecionar apenas a parte desejada da tela que se deseja capturar, fazer alterações, inserir anotações, salvar e compartilhar. Ao clicar em Iniciar > Acessórios do Windows > Ferramenta de Captura, você verá um convite e um atalho de teclado para Captura e Esboço.

Observação: Enquanto a Microsoft não substituir o componente mais antigo e promover o mais novo a padrão do sistema, podemos utilizar qualquer um dos dois, que, aliás, são bem parecidos.

Alternativamente, pressione o atalho Win+Shift+S para abrir o painel de captura (ou use o comando exibido na barra de notificações). Na tela congelada e levemente escurecida, escolha uma das opções da barra de menus (exibida no topo), a saber: 1) captura retangular; 2) captura de área livre; 3) captura de janela; 4) captura de tela inteira.

Para se familiarizar com o recurso, selecione a captura retangular, p.ex., aponte o cursor para o ponto desejado, pressione e mantenha pressionado um dos botões e mova o mouse para delimitar a área a ser capturada. Ao final, solte o botão para concluir o snapshot.

Será exibida uma notificação de que o print foi salvo na área de transferência, e você poderá postá-lo, publicar na Web, colar num arquivo do Word ou de um editor de imagens como o Paint, p.ex., ou simplesmente inserir anotações e desenhos no resultado e salvá-lo em qualquer pasta do computador.

Na caixa de pesquisa da barra de tarefas, digite ferramenta de captura. Você verá o aplicativo Ferramenta de Captura e uma lista de ações que podem ser executadas. Por exemplo, obter uma captura e escrever ou desenhar sobre ou ao redor dela, selecionando os botões Caneta ou Marca-texto. Selecione Borracha para remover as linhas desenhadas. Ao final, selecione o botão Salvar Captura e, na caixa de diálogo Salvar como, digite um nome, local e tipo de arquivo, e selecione Salvar.

Quando você captura uma janela do navegador e a salva como um arquivo HTML, a URL aparece abaixo da captura. Para evitar que isso ocorra, selecione o botão Opções e, na caixa Opções da Ferramenta de Captura, desmarque a caixa de seleção Incluir URL abaixo das capturas (apenas HTML) e selecione OK.

Para compartilhar uma captura, obtenha-a, selecione a seta ao lado do botão Enviar Captura e escolha uma opção na lista. Para usar os recursos de dimensionamento, cor, texto e vários outros aprimoramentos, abra a captura na Ferramenta de Captura, selecione Editar > Editar com o Paint 3D. Caso queira imprimir uma captura, localize-a na pasta onde você a salvou, dê um clique direito sobre ela e, no menu de contexto, selecione Imprimir escolha como deseja imprimir sua imagem.

Também é possível atrasar a captura de tela. Em primeiro lugar, identifique o menu ou outros componentes que você deseja capturar. Na Ferramenta de Captura, selecione Atrasar e selecione, por exemplo, 5 segundos. Selecione Modo para iniciar a contagem regressiva de 5 segundos. Em até 5 segundos, abra um menu ou, de outra forma, componha sua imagem. A cada 5 segundos, quando você vir a tela ficar cinza, use o mouse para desenhar ao lado da área desejada.