quinta-feira, 11 de março de 2021

CORRETOR ORTOGRÁFICO — ALIADO OU DESAFETO?

COMO SE JÁ NÃO BASTASSEM A COVID E O BOLSOVÍRUS, AGORA TEMOS DE CONVIVER TAMBÉM A LULOPRAGA. POBRE POVO BRASILEIRO.

Revisar o texto antes de enviar um email, disparar uma mensagem pelo WhatsApp ou publicar uma postagem numa rede social, p.ex., é fundamental. Contudo, seja devido à correria ou a outra razão qualquer, a gente nem sempre se dá a esse trabalho. Assim, o corretor ortográfico seria uma bênção se não tivesse o péssimo hábito de fazer alterações descabidas, que podem mudar totalmente o sentido daquilo que escrevemos. E some-se a isso o fato de, na maioria das vezes, a gente só se dar conta disso quando já é tarde demais.

Em linhas gerais, os corretores comparam o texto que digitamos com o conteúdo de um “dicionário” (banco de dados) e assinalam tanto as palavras grafadas erroneamente quanto aquelas que não constam de seu banco de dados. Caso o verbete em questão esteja correto, geralmente se pode adicioná-lo dando um direito sobre ele e selecionando a opção respectiva, evitando, assim, que um sobrenome de origem estrangeira ou um termo qualquer que existe, mas o programa desconhece, volte a ser assinalado. O problema é que, por pressa ou desatenção, podemos adicionar ao dicionário do programinha palavras grafadas incorretamente, e a partir daí deixamos de ser alertados para o erro.

Se você usa o Word 365, abra um documento qualquer, clique na aba Arquivo e em Conta > Opções de atualização > Atualizar agora para se certificar de que dispõe da edição mais recente do aplicativo. Feito isso, ainda na aba Arquivo, clique em Opções. Na coluna à direita da tela, selecione Revisão de texto e examine as possibilidades de configuração (pressione a tecla F1 a qualquer momento para acessar a Ajuda). Em seguida, clique na aba Avançado para ter acesso a outras opções.

Para reverter uma adição feita por engano, clique no menu Arquivo, depois em Opções > Revisão de Texto, abra o dicionário personalizado e exclua a palavra em questão. Se ela não figurar na lista, clique em Opções de autocorreção e, na janelinha seguinte, sob a opção “Substituir texto ao digitar”, digite a palavra grafada incorretamente no campo Substituir e a palavra correta no campo Por.

Manter assinaladas as opções Verificar ortografia ao digitar e Verificar erros de gramática ao digitar instrui a ferramenta a atuar em tempo real. Se você inibir essa verificação, evitará alterações potencialmente indevidas, mas, se o fizer, não deixe de pressionar a tecla F7 quando terminar de redigir o texto, para fazer uma revisão geral, lembrando sempre que cabe a você aceitar ou rejeitar as sugestões da ferramenta.

Continua...