segunda-feira, 24 de maio de 2021

COMO SE LIVRAR DE LIGAÇÕES ABORRECIDAS (E SABER SE SEU TELEFONE FOI HACKEADO) ― FINAL

A VERDADEIRA CIÊNCIA ENSINA SOBRETUDO A DUVIDAR E A SER IGNORANTE.

Vimos que é possível cadastrar nosso número de telefone no site do Procon para evitar ligações de telemarketing e assemelhadas, que telefones fixos com “BINA” exibem (e armazenam) os números dos terminais que geraram as chamadas — a exemplo do identificador de chamadas no celular), e que saber o número de quem está ligando (ou ligou) é uma coisa, e saber quem está ligando (ou ligou) é outra coisa — daí eu ter sugerido alguns apps que não só fornecem essa informação como bloqueiam ligações de números desconhecidos, privados, de telemarketing, e por aí afora.  

Observação: Se você estiver sendo incomodado por ligações de telemarketing, poderá bloqueá-las através do site Não Me Perturbe (que funciona de forma análoga ao do Procon, sobre o qual falamos no primeiro capítulo desta sequência).

No alvorecer da telefonia móvel, o “Siga-me”, que redirecionava para o celular as ligações feitas para o telefone fixo (ou vice-versa), foi muito popular. O que muita gente não sabe é que ele continua existindo — e ganhou novo impulso com à pandemia, devido à popularização do “home office” — e pode ser útil em caso de viagem: além de evitar a perda de ligações importantes — se a pessoa ligar para seu número fixo, você atenderá a chamada pelo celular. Além disso, o fato de o interlocutor não ter ciência de que você não está em casa pode desestimular a ação de um assaltante, por exemplo, caso ele ligue para verificar se há alguém no imóvel que pretende invadir.

Muita gente não usa o “Siga-me” por desconhecimento, por achar que o serviço foi descontinuado, ou mesmo por pensar que ele precisa ser contratado junto à operadora, quando na verdade basta digitar *21* seguido do número que deverá receber as ligações e do sustenido (ou jogo da velha, ou hashtag, como queiram). 

ObservaçãoPara desviar somente as chamadas que você não conseguir atender, digite *61* seguido do número do telefone que deverá receber as chamadas e pressione #. Se quiser desviar a ligação recebida quando seu número estiver ocupado, digite *67* seguido do número que vai recebê-la e pressione #.

Uma alternativa é acessar as Configurações de Chamada no app de discagem telefônica do smartphone, selecionar Configurações de encaminhamento de chamadas e escolher entre “Sempre encaminhar”, “Quando Ocupado”, “Quando não atendida” e “Quando fora de área” (esse caminho pode variar conforme a marca/modelo do aparelho). Outra maneira (mais simples) de desviar as ligações para outro aparelho quando o seu tiver fora da área de cobertura é digitar *62* seguido do número que vai recebê-las e de #.

Embora essas funcionalidades tenham sido desenvolvidas com o propósito de facilitar e ajudar na comunicação, pessoas mal-intencionadas — como cibercriminosos ou mesmo um cônjuge ciumento — podem se valer do recurso para monitorar as ligações/mensagens de texto (SMS) que você recebe. No caso do invasor, o acesso é remoto e depende de um spyware ou outro programinha do gênero. Já no caso do parceiro(a), o mais comum é ele(a) se aproveitar de um descuido para acionar o desvio de chamada para seu próprio número, e assim ter acesso a todas as chamadas que você receber. Daí a importância de vincular o desbloqueio do smartphone a uma senha ou, em sendo possível, utilizar a biometria.

Para saber se seu celular está sendo monitorado, digite *#21# e toque no botão de discagem. Após alguns segundos, você verá uma tela com informações sobre direcionamentos relacionados a chamadas por voz, dados, fax e SMS, entre outros. Por padrão, todas as funções devem aparecer sem encaminhamento configurado. Se surgir algo diferente, é provável que você esteja sendo espionado. Se for o seu caso, repita os passos anteriores usando o código *#62#, que lhe mostrará o número para o qual as chamadas foram desviadas. 

Note que pode surgir algum número estranho nas informações de "voz", "fax", "sincronizar" e "assíncrono", mas isso não é motivo de preocupação: quando alguém liga para você e seu aparelho está sem sinal, a chamada é direcionada para a operadora (responsável pelo número que aparece na tela), que libera a mensagem “o número chamado está desligado ou fora de área”, ou algo do gênero.

Se você cismar que alguém mexeu no seu aparelho, digite ##002# para reiniciar a função de encaminhamento de mensagem e desativar quaisquer redirecionamentos que porventura tenham sido feitos. A exemplo dos demais códigos, este também levará à exibição de uma janela com uma mensagem — mas aí a informação será de que a exclusão dos encaminhamentos foi bem-sucedida.