QUEM PROMETE COM PRESSA, ARREPENDE-SE COM VAGAR.
Conforme eu adiantei no post anterior, a atualização abrangente do Win10 (ou update de conteúdo, como diz a Microsoft) a ser lançada até o final do ano promete ser surpreendente.
Segundo o que vem sendo dito, o Windows Sun Valley não será apenas mais um update do Win10, mas um sistema totalmente remodelado, que atenderá por “Windows 11” (essa ilação foi feita a partir de uma animação que a empresa divulgou, na qual duas colunas verticais projetadas em uma superfície sugerem o número 11).
Satya Nadella, CEO da big tech, adiantou que a próxima atualização será “um dos updates mais significativos da última década”. Panos
Panay, chefe-executivo, falou em “próxima geração” do Windows, e Yusuf
Mehdi, executivo da companhia, postou em seu perfil no Twitter que “nunca
esteve tão empolgado com uma nova versão desde o Win95”.
Até recentemente, a Microsoft se referia ao
próximo update de conteúdo como um “rejuvenescimento visual arrebatador” que traria mudanças notáveis — muitas delas originadas do Win10 X,
anunciado em 2019 como uma edição voltada a computadores de duas telas, mas que,
segundo o Blog do Windows 10, não será lançado de maneira independente,
pelo menos em 2021.
Entre outras novidades, especula-se que o Windows Sun Valley — ou Win11, ou Win10 21H2 — integre um Menu Inicial renovado, com ícones de sistema inéditos e elementos de interface do usuário redesenhados. Fala-se também na integração de aplicativos, correção de problemas persistentes relacionados à exibição de programas em vários monitores, melhorias no suporte de áudio Bluetooth e na Barra de Tarefas, entre outras novidades.
Um novo cliente de email baseado no Outlook Web (codinome Monarch) deve aposentar o Windows Mail e o Outlook atual. Os elementos do programa deve ter cantos arredondados e ícones atualizados, condizentes com a reformulação estética aplicada na nova versão do sistema.
A Microsoft Store também será alvo de modificações significativas, visando facilitar a oferta de aplicativos para download.
A conferir.