quinta-feira, 12 de agosto de 2021

AINDA SOBRE O GMAIL E O GOOGLE

PEIXE E VISITAS CHEIRAM MAL DEPOIS DE TRÊS DIAS

Vimos no post anterior como é simples programar o envio de emails usando o popular serviço de webmail do Google. Igualmente simples é mover mensagens entre guias, adiar o envio, silenciar conversas, abrir emails numa nova janela, encontrar mensagens de um remetente específico e fazer mais uma porção de coisas... com o botão direito do mouse. Basta clicar com ele sobre uma mensagem e escolher a opção desejada no menu suspenso que será exibido em seguida.

Outro truque que poucos conhecem — e muitos que conhecem relutam em habilitar, pois já lhes basta lidar com as alterações indevidas que o corretor ortográfico do smartphone insiste em fazer — é a "escrita inteligente", turbinada por uma colherada de "machine learning". No Gmail, clique em Configurações" > Ver todas as configurações, localize Escrita Inteligente e marque a opção Ativar as sugestões de escrita; em Personalização da Escrita Inteligente, marque Ativar personalização (note que a alteração se aplica a todos os dispositivos em que você usa o Gmail).

Torne a clicar em Configurações e repare que no topo da lista estão as opções de "densidade", que você ajustar como Padrão, Regular ou Compacto (a primeira oferece mais espaço e exibe anexos sob os cabeçalhos das mensagens; a segunda oculta os anexos e a terceira comprime tudo ainda mais). Aproveite o embalo para explorar as opções disponíveis nos demais campos — Temas, Tipos de caixa de entrada, Painel de leitura etc.

Para quem se preocupa com "privacidade", o modo confidencial é sopa no mel, já que, além de estabelecer um "prazo de validade" para os emails, ele evita que os destinatários os reencaminhem, copiem, imprimam ou façam o download dos anexos, embora não os impeça de tirar um snapshot da tela ou fotografá-la com a câmera do smartphone, por exemplo. Para usar o recurso, faça o seguinte:

1) Clique em Escrever e no ícone que representa um cadeado combinado com um relógio  , que é exibido no canto inferior direito da tela "Nova mensagem".

2) Na caixa de diálogo, defina uma data de validade e marque "Senha por SMS" ou "Sem senha por SMS".

Observação: Note que essas configurações afetam tanto o texto quanto os anexos da mensagem, e que, se você escolher "Sem senha...", os destinatários que usam o Gmail poderão abrir a mensagem diretamente — os que não usam receberão uma senha por email. Já se você marcar a opção que exige senha, os destinatários receberão a dita-cuja por mensagem de texto no celular que você indicar.

3) Clique em Salvar.

Note também que é possível revogar a qualquer momento o acesso a um email enviado no modo confidencial, bastando localizá-lo na pasta Enviados (na coluna à esquerda da janela do Gmail), abrir a mensagem e clicar em Remover acesso.