terça-feira, 19 de outubro de 2021

DE VOLTA AO WINDOWS 11

A ESPERANÇA É A ÚLTIMA QUE MORRE. MAS NÃO É IMORTAL.

Microsoft começou a distribuir o Windows 11 no último dia 5, tanto para quem roda o Win10 em máquinas "elegíveis" (ou seja, que atendem aos requisitos mínimos estabelecidos pela mãe da criança) quanto para computadores novos, que passam a vir com a nova versão pré-instalada pelo fabricante.

Quem dispõe de um PC compatível será informado de que a atualização está disponível através do Windows Update. A previsão da mãe da criança é que todos esses aparelhos sejam atualizados até meados de 2022. Não sendo o seu caso, é possível continuar usando as edições Home e Pro do Win10, cujo ciclo de vida termina em outubro de 2023, mas o suporte estendido segue até outubro de 2025. Se for comprar um PC novo, não deixe de checar se o aparelho escolhido traz o Win10 pré instalado (segundo a Microsoft, máquinas novas que venham com o Win10 receberão as primeiras a receber a atualização via Windows Update).

O próprio WU posiciona o usuário acerca da "elegibilidade" do aparelho, conquanto seja recomendável buscar mais elementos com o aplicativo de Verificação de integridade do PC (mais detalhes neste vídeo). Segundo a Microsoft, em havendo alguma incompatibilidade em nível de software, o upgrade é bloqueado como medida de proteção e só volta a ser oferecido depois que o problema for solucionado. Para saber mais sobre o status da distribuição do Win11, bloqueios de proteção e retenções que poderão ser aplicados ao seu dispositivo, acesse Integridade do lançamento do Windows. Para saber mais sobre as formas de instalar a nova versão, acesse esta página.  

Máquinas com hardware compatível só receberão a atualização se rodarem a versão 2004 (ou posterior) do Win10 e contarem com atualização de serviço de 14 de setembro de 2021 (ou posterior). No caso de usuários novos, os Termos de Licença para Software Microsoft são exibidos assim que a opção “Fazer download e instalar” é selecionada, cabendo ao interessado manifestar sua concordância para dar continuidade ao processo de atualização

O upgrade de versão é um procedimento simples quando executado automaticamente, via Windows Update. Mesmo assim, o processo é demorado e exige diversas reinicializações do sistema. Manualmente, então, a coisa é ainda pior. A Microsoft disponibiliza em seu site uma ferramenta para download e instalação do Windows, que serve tanto para atualizar o computador a partir do qual o acesso é feito quanto para criar mídias de instalação para outras máquinas. O primeiro passo, portanto, é baixar a ferramenta de atualização no computador que receberá o sistema operacional. 

Até aqui, nenhuma novidade em relação a atualizações do Win10; basicamente, basta acessar o site oficial de download do Win11, clicar em "Baixar agora" e salvar o instalador na área de trabalho. Concluído o download, execute o programa de instalação. Se seu aparelho for compatível, clique em "Avançar" para dar início à instalação. O instalador permite escolher entre manter ou descartar os arquivos existentes no PC — eu recomendo fazer uma instalação limpa, do zero). Com tudo configurado, clique em "Instalar" (o computador precisará ser reiniciado diversas vezes para que o sistema seja instalado).

Você pode criar uma mídia de instalação do Win11 para atualizar outro computador. Nesse caso, é preciso que o pen drive onde serão armazenados os arquivos de instalação disponha de pelo menos 8 GB de espaço livre. Para criar um pendrive, acesse o site oficial de download e, em "Criar mídia de instalação do Windows 11", clique em "Baixar agora", salve o programa em seu computador, selecione a opção "Criar mídia de instalação (pen drive, DVD ou arquivo ISO) para outro computador" e a edição desejada do Win11, o idioma e arquitetura de sua preferência. Ao final, clique em "Avançar".

Indique se você quer criar um pen drive bootável ou um arquivo ISO e clique em "Avançar" para concluir a configuração. O pendrive deve estar conectado no computador para a realização do procedimento; para baixar a ISO diretamente, acesse o site da Microsoft e vá até a opção "Baixar a Imagem do Disco (ISO) do Windows 11".

Para fazer a instalação diretamente com o arquivo ISO em PCs com Win10, deve-se baixar ou transferir a imagem para o computador que receberá o novo sistema. O arquivo da imagem do Win11 ficará salvo no computador após o download do sistema pela ferramenta oficial da Microsoft. Além de permitir a instalação por meio de DVDs ou pendrives, essa imagem pode ser usada para aplicar o SO automaticamente no computador.

Para instalar o Win11 usando o ISO no Win10, baixe o arquivo ISO do Win11 do site da Microsoft, salve o arquivo na área de trabalho (apenas para facilitar, pois você pode salvá-lo em outro diretório qualquer, se assim o desejar), clique sobre ele com o botão direito e selecione "Montar". Caso a opção não esteja disponível, selecione "Abrir com" e "Windows Explorer", localize o aplicativo "Setup" dentro da ISO do Win 11, dê duplo clique sobre ele para iniciar a instalação e siga os passos do menu de instalação.

"Simples" assim. Boa sorte.