JACARÉ QUE FICA DE BOBEIRA VIRA BOLSA DE MADAME
A primeira novidade não é tão nova assim, pois começou a ser implantada (em caráter experimental) em julho, com o lançamento da versão 2.21.15.10 do WhatsApp. Com ela, pode-se acessar a mesma conta, simultaneamente, em até quatro dispositivos distintos.
Com a versão do mensageiro para Web e o app para smartphone funcionando de forma autônoma, é possível enviar/receber mensagens pelo PC sem que o celular esteja conectado à Internet. A sincronização acontece quando os dispositivos se conectam à rede, e as conversas ficam disponíveis para todos eles, o que permite retomá-la do ponto em que ela foi interrompida em qualquer dos aparelhos vinculados. Ainda assim, todas as mensagens continuam protegidas pela criptografia de ponta a ponta e apenas os dispositivos autorizados conseguem acessar o conteúdo.
A segunda novidade permite criar um "atalho" para determinadas conversas, dispensando o usuário do WhatsApp de buscar uma janela específica em meio a um sem-número de outras. Basta clicar no símbolo do contato, na tela principal, para que a conversa abra instantaneamente.
Observação: Note que eventuais "conversas sensíveis" que você possa manter com determinados interlocutores ficarão expostas, o que pode comprometer tanto a sua privacidade quanto a do seu interlocutor.
Para criar um atalho para uma conversa específica:
1. Abra o WhatsApp e identifique o chat da
conversa que você deseja marcar;
2. Abra a janela, toque nos três pontinhos (no canto
superior direito da conversa), depois no ícone, e então aguarde a abertura de
uma nova janela onde aparecem as opções de comandos;
3. Localize a opção “Adicionar atalho para a
conversa” (em alguns modelos de celular, ela estará “escondida” dentro do
item “Mais”);
4. Selecione a criação do atalho e ele será enviado
imediatamente para a tela inicial do seu aparelho;
5. Encontre o ícone com a foto do contato e toque
nele para começar ou voltar à conversa.
Outra dica que eu reputo interessante tem a ver com as mensagens que você apaga acidentalmente ou durante uma faxina e só se dá conta disso quando já é tarde demais. Para recuperar esse conteúdo, basta desinstalar
o WhatsApp, tornar a instalar em seguida e confirmar o número do
celular. Quando o app enviar um pedido para restaurar mensagens e arquivos de
mídia armazenados no último backup, toque em “Continuar” e “Restaurar”.
Observação: Essa dica só funciona se você mantiver backups atualizados e — importante — não fizer novos backups até recuperar o conteúdo apagado indevidamente (a criação de uma nova cópia de segurança sobrescreverá a anterior, e os arquivos apagados se perderão em meio a esse processo).