quinta-feira, 2 de dezembro de 2021

AINDA SOBRE O WHATSAPP

RELAXE, NADA ESTÁ SOB CONTROLE!

De tanto usar o WhatsApp, algumas ferramentas novas podem passar batido. 

Depois da atualização disponibilizada há alguns meses, quando você envia uma foto, surge no topo da janela uma série de opções de edição. Entre outras coisas, é possível recortar e girar a imagem, colar emojis, figurinhas dos seus favoritos, escrever um texto ou desenhar com uma "canetinha" e até mesmo escolher cores para incrementar o desenho.

O aplicativo também expandiu a ferramenta Guia de Negócios. Na capital paulista o usuário tem acesso a uma lista de lojas que atendem via WhatsApp no bairro de seu interesse clicando no ícone de nova conversa (o balãozinho verde no canto inferior direito da tela), escolhendo a opção "Empresas perto de você" e ativando a localização ou escolhendo algum bairro da lista disponível. Feito isso, basta selecionar o tipo de estabelecimento desejado e localizar na lista a loja com a qual se quer entrar em contato.

Também já é possível trocar mensagens a partir de até quatro dispositivos sem a necessidade de manter o celular conectado à internet, pois a plataforma passou a funcionar de forma "independente" em cada um dos aparelhos. Essa função já havia sido anunciada há algum tempo (detalhes nesta postagem), mas apenas alguns usuários — tanto do Android quanto do iOS — tinham acesso a ela através da versão beta

Observação: Note que essa novidade — denominada "Múltiplos aparelhos" — ainda está em fase de testes (a empresa deixa isso bem claro em seus avisos).

Antes, quando o envio de mensagens era feito pelo computador, a versão Web do aplicativo apenas "espelhava" o mensageiro no PC, sendo necessário de manter o celular conectado à Internet. Agora, de acordo o WhatsApp, você pode participar da versão beta para múltiplos aparelhos para ter acesso antecipado à novidade, bastando para isso que seu aplicativo atualizado.

De acordo com o comunicado da empresa, pode-se usar o programa em até quatro aparelhos de uma só vez, mas continua sendo possível cadastrar somente um celular que será utilizado para confirmar o número da linha (os aparelhos adicionais serão desconectados automaticamente se você não usar o WhatsApp pelo telefone por mais de 14 dias).

Observação: O WhatsApp informa ainda que a versão beta para múltiplos aparelhos não permite apagar conversas nos dispositivos adicionais caso seu aparelho principal seja um iPhone; enviar mensagens ou fazer chamadas para contatos que usam versões muitos antigas do aplicativo; usar o programa em tablets; ver a localização em tempo real ou visualizar listas de transmissão em aparelhos adicionais.

Para usar o "novo" recurso, acesse as configurações do WhatsApp no smartphone, toque em Aparelhos conectados > Múltiplos aparelhos (Beta) > Entrar no beta.  Para sair, repita os mesmo passos e toque em Sair do beta.

O recurso de apagar uma mensagem para todos numa conversa chegou em 2017 para salvar a pele de quem escreveu o que não devia e se arrependeu, mas desde 2018 só era possível apagar uma mensagem enviada menos de 1 hora e 8 minutos antes. De um tempo a esta parte, no entanto, a empresa está testando a possibilidade de apagar mensagens enviadas há mais de três meses. Ainda não se sabe quando — nem se — essa função será liberada para todos os usuários do aplicativo, mas a possibilidade existe.

Nesse entretempo, se você quiser apagar mensagens que se arrependeu de enviar, selecione o conteúdo em questão (áudio, texto, foto ou vídeo), toque em "Apagar" e escolha "Apagar para Todos" se quiser apagar a mensagem para a pessoa ou o grupo que a recebeu ou "Apagar para mim", se quiser deixar de visualizar o conteúdo. Note que, quando a mensagem é apagada para todos, permanece no lugar dela um alerta dizendo que aquele conteúdo foi deletado.

Por último, mas não menos importante, se você não conseguir enviar uma mensagem ou foto, o problema pode ser a plataforma, mas é mais provável que seja a sua conexão (Wi-Fi ou 3G/4G). Para conferir, siga as instruções fornecidas pela ajuda do aplicativo.