sexta-feira, 25 de março de 2022

MODO DE SEGURANÇA NO SMARTPHONE

QUEM ESPERA SEMPRE ALCANÇA.

Tanto o Android quanto o iOS possuem ferramentas que permitem lidar com aplicativos instáveis e erros de software. O Google, a exemplo do Windows, batiza esse recurso de Modo de Segurança, ao passo que a Apple o chama de Modo de Recuperação.

No Android, apenas o sistema operacional e os aplicativos de fábrica são carregados nessa modalidade de inicialização. Isso equivale a dizer que todos os apps adicionais permanecem desativados, o que facilita a identificação e remoção daqueles que estão causando problemas. 

No iOS, o Modo de Recuperação coloca o iPhone (ou o iPad) num “estado de segurança” quando e se algum erro de software é detectado (mas também é possível fazer isso manualmente, seja para realizar a restauração do sistema pelo iTunes, seja para fazer modificações profundas em nível de software, geralmente em processos de jailbreak).

Na maioria dos dispositivos Android, convocamos o modo de segurança pressionando o botão power (aquele que usamos para ligar ou desligar o telefone) até que as opções de desligamento sejam exibidas, mantendo o dedo sobre o ícone Desligar e, na tela seguinte, tocando no ícone “Reiniciar no modo de segurança”.

Se reiniciar o aparelho normalmente não retornar ao modo de inicialização convencional — como acontece em alguns modelos da Samsung devemos desligar o telefone e manter pressionados os botões Liga/Desliga e Diminuir Volume. Quando o aparelho vibrar ou exibir a tela de inicialização, soltamos o botão Liga/Desliga e mantemos o botão Diminuir Volume pressionado até a tela inicial carregar.

Para reiniciar um iPhone ou iPad no Modo de Recuperação, devemos manter pressionados os botões Liga/DesligaAumentar Volume e Diminuir Volume numa sequência predeterminada e por um tempo bastante específico. Da mesma forma, uma combinação similar é necessária para executar uma reinicialização forçada — que é a única forma de sair do Modo de Recuperação

A exemplo da posição dos botões, o procedimento varia conforme o modelo do aparelho, de modo que o melhor a fazer é consultar o manual ou o site do fabricante.