Quem recebe muitas ligações de telemarketing pode bloqueá-las com aplicativo Google Phone (ou Telefone), que pode ser baixado da Play Store. Com ele ativado, o smartphone Android não vai tocar nem exibir notificações de ligações perdidas ou correios de voz provenientes desses números, mas as chamadas filtradas aparecerão no histórico e o usuário poderá acessar o correio de voz. O recurso permite ainda ver detalhes, como a origem da chamada, mesmo que as pessoas ou empresas não estejam na lista de contatos.
Para que o recurso funcione, o smartphone precisa enviar informações ao Google, já que cabe a ele identificar o número da linha geradora e determinar se a chamada é ou não spam. Vale destacar que o app não funciona com todos os aparelhos (muitos fabricantes "impõem" seu próprio programa para ligação), mas não costuma haver problemas com dispositivos da Motorola, Samsung, Asus e Xiaomi.
Segundo o Google, o identificador de chamadas e a proteção contra spam no Telefone são ativados por padrão; caso seja preciso ativá-los manualmente:
- Abra o app Telefone (ou Google Phone);
- Toque nos três pontinhos — no canto superior direito;
- Clique em Configurações > Filtro de chamadas e spam (ou Identificador de chamadas e spam);
- Ative as opções Ver código do autor da chamada e spam e Filtrar chamadas de spam.
Se receber uma ligação que de spam que ainda não foi identificada pelo Google, você poderá marcá-la como tal e denunciá-la (na prática, a chamada toca, mas o aparelho exibe um alerta de spam, permitindo o bloqueio). Para fazer isso:
- Abra o app Telefone (Google Phone);
- Na parte inferior da tela, toque em Recentes (últimas ligações);
- Pressione por três segundos a chamada que você quer denunciar como spam;
- Clique em Bloquear/denunciar spam (em se tratando de um falso positivo, basta clicar em Desbloquear)
Simples assim.