quinta-feira, 13 de abril de 2023

MAIS SOBRE O CHATGPT

SE QUATRO QUARTOS FAZEM UM TODO, O QUE FAZEM QUATRO SALAS?


Você pode acessar ChatGPT através do navegador, tanto pelo computador quanto pelo smartphone (Android ou iOS). Basta entrar no site https://openai.com/, rolar a tela até a opção TRY CHATGPT, criar uma conta na OpenAI, fazer o login, escrever uma pergunta ou comando na barra inferior e teclar Enter. Se a resposta não for satisfatória, pode-se obter outra clicando em Regenerate Response. 

 

A plataforma não foi alimentada com informações disponibilizadas na Internet após 2021, de modo que você não terá sucesso se abordar assuntos muito recentes. Além disso, não é recomendável pedir diagnósticos médicos, avaliações de produtos ou opiniões políticas a chatbots baseados em IA (por motivos óbvios) e tampouco usá-los para se informar sobre notícias (o robô apenas compila textos disponíveis na Internet, de modo que as informações nem sempre são confiáveis). 


Observação: A própria OpenAI, responsável pelo ChatGPT, alerta que a tecnologia é capaz de "produzir instruções prejudiciais ou conteúdo tendencioso" porque os robôs foram alimentados com textos escritos por humanos, que têm preconceitos e suas próprias opiniões. 


Obter conselhos legais também não é uma boa ideia, pois os bots não têm raciocínio lógico como o dos advogados, e interpretar as leis com o objetivo de desenvolver argumentos convincentes é um trabalho subjetivo.

 

Devido à capacidade de executar tarefas diversas — desde resolver operações matemáticas e planejar rotinas até escrever livros infantis —, o ChatGPT vem conquistando cada vez mais usuários. Infelizmente, isso inclui os cibercriminosos, até porque a IA é capaz de gerar códigos maliciosos a partir de simples comandos, permitindo que pessoas sem qualquer conhecimento de programação criem armadilhas para aplicar golpes virtuais. 


Como se costuma dizer, armas não matam pessoas, pessoas matam pessoas.