quarta-feira, 14 de fevereiro de 2024

ESPIÃO DOMÉSTICO  

O QUE VOCÊ NÃO QUER FAZER É O QUE DEVE SER FEITO PRIMEIRO.

"Não subestimem esta Mesa Diretora", foi o aviso contundente que Arthur Lira deu ao governo na reabertura dos trabalhos da Câmara. O restante do discurso listou fatos já conhecidos sobre as insatisfações do Parlamento: pagamento de emendas, acordos desfeitos, nomeações emperradas e vetos não digeridos. Segundo o condestável do Centrão, a situação estaria "zerada", mas trata-se de um zero a zero mais ou menos, pois a paz duradoura depende de o Planalto cumprir acordos firmados e não insistir em anular decisões do Legislativo. Lula segue desconfiado e Lira, com o pé atrás. Versões disseminadas por personagens palacianos sugerem que, em seu último ano de mandato, o imperador da Câmara teria entrado no modo pato manco. Mas ele não só tem apoio para eleger um sucessor que siga a mesma toada como também comanda uma pauta econômica que interessa ao Planalto e da qual não a Câmara não depende para formar uma base capaz de, na próxima legislatura, seguir impondo derrotas ao Executivo. Lula está no mato sem cachorro, pois, iludido de que teria a força ante um apetite que se mostrou pantagruélico, já entregou os anéis e todos os nove dedos.

Rastrear alguém pelo celular cheira a invasão de privacidade, mas vivemos tempos estranhos. Quando a insegurança campeia solta, é bom saber por onde andam a cara-metade, filhos pequenos, pais idosos, etc. A boa notícia é que pode-se fazer esse isso com recursos do próprio aparelho (ou seja, sem instalar aplicativos de terceiros).

Quando ambos os aparelhos são Apple, você pode usar o Find My iPhone. Basta fazer o login, selecionar selecionar o dispositivo desejado na lista e conferir a localização no mapa. No Android, acesse sua conta Google (associada ao telefone que deseja localizar), toque 
em Configurações > Segurança > Seus dispositivos, selecione o aparelho e toque em Encontrar dispositivo (note que é possível obter o mesmo resultado através da página Android.com/find).
 
No caso da linha Samsung Galaxy, o Find My Mobile permite localizar aparelhos perdidos ou roubados. É só acessar o site, logar-se na conta Samsung associada ao telefone, selecioná-lo na lista e tocar em Localizar.