sábado, 13 de abril de 2024

FALA, QUE EU (NÃO) TE ESCUTO

O SER HUMANO É, EM MUITOS ASPECTOS, UM MERDA COMPLETO.

Cinco dos sete desembargadores do TRE-PR rejeitaram as ações do PT e do PL que acusavam Sergio Moro de abuso de poder econômico durante a campanha para a eleição de 2022, e dois votaram para condená-lo. 
O ex-juiz comemorou o resultado, falou em retaliação por sua atuação na Lava-Jato e afirmou esperar um freio à "perseguição" sofrida por ele e sua família. Mas a novela está longe de terminar, pois os autores das petições devem recorrer ao TSE, e quem for derrotado, chorar as pitangas no Supremo.

Até a privatização das Teles, ter um telefone fixo exigia aderir a um "plano de expansão" vinculado à compra de ações do Sistema Telebras e muita, muita paciência, já que o prazo para ativação da linha, de 24 meses, dificilmente era respeitado. Em Cachoeira do Arari (PA), a Telepará levou15 anos para cumprir sua parte no contrato, e muitas pessoas morreram sem ter o gostinho de fazer uma ligação. Isso sem falar que o serviço era caro e de péssima qualidade — até a implantação nacional do DDD e DDI, chamadas interurbanas e internacionais eram feitas via telefonista demoravam horas para serem completadas.
 
No final do século passado, usuários de linhas fixas não dispensavam as famosas "secretárias eletrônicas". Mais adiante, as próprias operadoras passaram a oferecer serviços de correio de voz e BINA (acrônimo de "B Identifica o Número de A"). Hoje, pouca gente tem telefone fixo, e quem tem dificilmente escuta mensagens que algum desavisado se deu ao trabalho de gravar.  

Observação: Houve um tempo em que era chique andar com um "pager" (ou "bipe") pendurado no cinto. O aparelhinho avisava quando alguém queria entrar em contato, mas era preciso ligar para a operadora do serviço e informar seu código para ouvir o recado.
 
Mas não há nada como o tempo para passar, o mundo para girar, a Lusitana para rodar e a terra plana para capotar. Nos celulares, o número de quem está ligando é exibido no aparelho de quem está recebendo a chamada — a menos que o telefone de origem tenha sido configurado para ocultar a ID —, e as ligações perdidas são registradas na memória do dispositivo. O serviço de caixa postal costuma fazer parte do pacote (quando não faz, é possível incluí-lo mediante um pequeno acréscimo na fatura), mas sua utilidade minguou com a popularização dos apps de mensagens instantâneas (leia-se WhatsApp).
 
Observação: SMS é desdenhado por 9 entre 10 usuários de celular, embora seja largamente utilizado por empresas (para enviar confirmações de compras online, pagamentos de boletos e confirmação de login, por exemplo) e por serviços de emergência (para enviar alertas de tempestades ou desastres naturais, também por exemplo). 

Chamadas automáticas de telemarketing e pessoas que só encerram a ligação quando ouvem o convite para deixar um recado na caixa postal geram notificações que só desaparecem do display depois que a vítima liga para um número pré-definido pela operadora, percorre um menu de opções para ouvir um recado que não lhe interessa quando não um minuto de silêncio. 

Para manter a caixa postal operante e não ser aporrinhado por essas notificações, se seu celular é Android, toque em Configurações > Aplicativos > Telefone > Notificações > Categorias de Notificações e desligar a chavinha ao lado de Correio de Voz (note que a nomenclatura pode variar conforme a marca do seu aparelho e a versão do sistema). No iPhone, toque em Ajustes > Telefone > Notificações > Avisos e desative a opção respectiva.

Clientes da Claro podem desativar o Claro Recado ligando para o número *555, digitando # para acessar as configurações da caixa postal, escolhendo a opção 5 para bloquear o serviço e confirmar com a opção 6, ou ligando para 1052 e solicitando o cancelamento ao atendente.

Usuários da Vivo podem cancelar o Vivo Recado mandando um SMS com a palavra SAIR para 5550 — ou ligando para *8486 (ou 1058) e solicitando a exclusão ao atendente. Na TIM, o cancelamento do TIM Recado Backup deve ser solicitado diretamente ao atendente pelo *144 ou pelo 1056.
 
Na sequência, veremos como recorrer ao Procon e ao Não me perturbe para bloquear chamadas de spam. Até lá.