Em entrevista ao Roda Viva, o senador Flávio Bolsonaro disse que o pai não tentou golpear a democracia e jamais cogitou asilar-se na embaixada da Hungria. Em outras palavras, pediu à plateia que se fizesse de boba e acreditasse que ele não combinou os detalhe com o genitor —"ele não abre para ninguém" — e que "não defende milícias" (quando era deputado estadual, 01 homenageou com menções honrosas na Alerj dois PMs tóxicos que chefiaram o célebre Escritório do Crime; um deles ganhou também a Medalha Tiradentes, mais alta honraria da Alerj, e teve a mãe e uma ex-mulher encaixadas na rachadinha do gabinete do então deputado). Quer dizer: o ex-presidente golpista não tolera golpe e não pensa em fuga, e seu rebento alarifaço não suporta milicianos. O único problema do clã Bolsonaro é mentir um pouquinho, mas o que é uma mentira senão uma verdade que não chegou a acontecer?
Telefones divulgados na Web costumam ser indexados, de modo que uma busca no Google pode identificar o chato. Pesquisas na Deep Web são mais profícuas, mas requerem um browser capaz de navegar em águas turvas e expertise para não ir buscar lã e sair tosquiado. Bloquear o ID ajuda a proteger a privacidade. Se você ligar para uma empresa, seu número não será registrado no banco de dados nem repassado para a área de telemarketing. Mas tenha em mente que muita gente não atende ligações de números "privados" "não identificados" ou "desconhecidos" por associá-las (com razão) a trotes e golpes.
É possível ocultar seu número em ligações específicas digitando #31# antes do telefone a ser chamado, mas isso pode não funcionar com determinados aparelhos — faça um teste ligando para um amigo ou parente. Se privacidade for realmente a sua prioridade, use um telefone público — aproveite enquanto eles ainda existem; com a popularização dos celulares, os "orelhões" se tornaram mosca branca de olho azul.
O aplicativo Should I Answer? boqueia chamadas de números privados, com classificações negativas, definidos pelo próprio usuário ou que não estejam na lista de contatos. Outros apps para Android que fazem basicamente a mesma coisa são o Pare de me ligar e o Truecaller. O Whoscall tem versões para Android e iOS que funcionam tanto na identificação de números desconhecidos quanto no bloqueio de ligações indesejadas, além de contarem com um scanner de SMS que ajuda a proteger contra fraudes e links maliciosos.
Para saber se seu celular está sendo monitorado, digite *#21#, toque no botão de discagem e confira na tela as informações sobre direcionamentos relacionados a chamadas por voz, dados, fax e SMS. Por padrão, todas as funções devem aparecer como "não encaminhado". Se algo diferente surgir, digite *#62# e descubra para qual número as chamadas foram desviadas.
Se achar que alguém mexeu no seu aparelho, digite ##002# para reiniciar a função de encaminhamento de mensagem e desativar quaisquer redirecionamentos que tenham sido feitos. A exemplo dos demais códigos, esse também resulta na exibição de uma janela com uma mensagem, mas ela lhe informará que a exclusão dos encaminhamentos foi bem-sucedida.