terça-feira, 20 de agosto de 2024

BURACOS DE MINHOCA ATRAVESSÁVEIS

O IMPOSSÍVEL SÓ É IMPOSSÍVEL ATÉ QUE ALGUÉM DUVIDE E PROVE O CONTRÁRIO.


Vimos que viajar no tempo é uma possiblidade admitida com ressalvas nas equações de Einstein, que o tempo deixa de passar na velocidade da luz e "anda para trás" em velocidades superluminais. Vimos também que a velocidade da luz é impossível de ser alcançada por qualquer coisa que contenha matéria, já que a massa aumenta com a velocidade, torna-se infinita quando sua velocidade se aproxima à da luz e exige uma quantidade de energia igualmente infinita para acelerar ainda mais. 
 
Segundo a Relatividade Especial, a velocidade com que a luz se propaga no vácuo (1.08 bilhão km/h) é o limite máximo possível no Universo, mas, ao contrário das demais partículas, os táquions — que têm massa ínfima e "nascem superluminais" 
 ganham energia conforme perdem velocidade e, com energia zero e velocidade infinita, cruzam o cosmos instantaneamente. 

CONTINUA DEPOIS DA POLÍTICA

Após analisar o desempenho de Datena no debate do último dia 8, o presidente do PSDB, Marconi Perillo, disse que o resultado foi positivo e que nos próximos debates o candidato tucano se sairá melhor. 
Datena foi filiado ao PT de 1992 a 2016, quando então ingressou no PP para disputar a prefeitura de São Paulo, mas desistiu de concorrer, migrou para o PRP e desfilou por outros 7 partidos até finalmente pousar no ninho dos tucanos. 
Em 2018, ainda no DEM, o jornalista se candidatou ao Senado, mas abandonou a disputa no meio do caminho. Em 2020, foi cotado para vice na chapa de Bruno Covas, mas desistiu mais uma vez. Em 2022, recém-filiado ao PSL, trovejou: "Desta vez é pra valer!". 
Embora tenha disto que só o Planalto lhe interessava, resolveu concorrer ao Senado com apoio de Bolsonaro, mas também dessa vez ele desistiudesistiu de desistir e desistiu de desistir de desistir no último dia do prazo para se licenciar da Band, onde ancora o policialesco Brasil Urgente (na TV) e o noticioso Manhã Bandeirantes (no rádio). 
Depois de gaguejar, balbuciar e tartamudear diante as câmeras da emissora em que trabalha desde 2003, o apresentador ora candidato fez uma autocrítica e pediu desculpas à cúpula do partido. 
Perillo acredita que Datena se sairá melhor nos próximos debates — o que é bem provável: dizem que nada é tão ruim que não possa piorar, mas também dizem que toda regra tem exceção.

O detalhe é que essas partículas ainda não foram detectadas, até porque não é possível detectar algo tão rápido com os sensores atuais. Admitindo que eles existam, sua capacidade de retroceder na linha do tempo colidiria com o princípio da causalidade e a sabedoria do Conselheiro Acácio (segundo a qual as consequências sempre vêm depois), dando margem a paradoxos temporais tão complexos quanto o do Avô. 
 
Esse é um problema a ser resolvido quando 
— e se — conseguirmos superar a velocidade da luz. A sonda Parker Solar Probe, que é o objeto mais veloz construído pelo homem até o momento, atingiu 246,9 mil km/h em 2018 e seguiu quebrando seus próprios recordes até chegar a inacreditáveis 700 mil km/h numa viagem em torno do Sol — velocidade suficiente para fazer um bate-volta na Lula em menos de meia hora e ir da Terra ao Sol em cerca de 1 semana.

A possibilidade de viajar no tempo é difícil de ser demonstrada matematicamente porque outras leis da física sempre aparecem para estragar a festa. De acordo com as equações de Einstein (e até prova em contrário), o espaço e o tempo são indissociáveis, e tudo que afeta o espaço — como as distorções causadas pela gravidade de um objeto massivo — também afeta o tempo. Uma hipotética nave que singrasse o cosmos a uma velocidade próxima à da luz "daria um pequeno salto no tempo", pois seus ocupantes envelheceriam menos do que as pessoas que ficaram na Terra. Mas para ir mais além no futuro seria preciso chegar à velocidade da luz (quando tempo para de passar), e voltar no tempo exigiria acelerar ainda mais. E como o aumento da massa é diretamente proporcional ao da velocidade...

Continua...