domingo, 22 de setembro de 2024

NÃO CONFUNDA MARINA "MARÇALA" HELENA COM FILÉ À MARSALA

SE O POVO DO CHIQUEIRO VOTASSE, O CARA COM O BALDE DA COMIDA SERIA ELEITO, A DESPEITO DE QUANTOS PORCOS ELE TIVESSE ABATIDO NO MATADOURO AO LADO.
 
O "Marsala" que empresta o nome à receita de hoje não tem relação com Marina "Marçala" Helena, candidata à prefeitura de Sampa pelo partido Novo. Trata-se de um vinho produzido na região de Marsala, na ilha da Sicília, a partir de uma mistura de uvas brancas e tintas, o que lhe confere cor avermelhada e sabor adocicado

O Marsala foi "descoberto" no século XVIII por comerciantes britânicos que buscavam uma alternativa ao renomado vinho do Porto, e ganhou fama internacional não apenas por seu sabor único, mas também porque o herói naval britânico Horatio Nelson ficou tão impressionado que ordenou o fornecimento de grandes quantidades para sua frota, o que contribuiu sobremaneira para a popularização da bebida. 

Hoje, o Marsala é apreciado em todo o mundo e harmoniza com os mais variados pratos, desde carnes vermelhas robustas até sobremesas delicadas, além de ser usado na culinária para criar molhos ricos e complexos — como o do nosso "Filé à Marsala", que é um prato de alta sofisticação gastronômica. 

Para dois comensais, os ingredientes são: 
 
— 1 tournedo de filé mignon (250g);
— 1 mandioquinha pequena;
— 1 cenoura pequena;
— 1 abobrinha pequena;
— 1 xícara (chá) de arroz arbório pré-cozido;
— 2 colheres (sopa) de óleo de soja ou girassol;
— 3 colheres (sopa) de manteiga fresca;
— 2 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado;
— 2 colheres (sopa) de cebola bem picada;
— 2 colheres (sopa) de funghi seco picado;
— ½ taça de vinho branco
— 1½ taça de vinho Marsala;
— ½ taça de molho demiglace;
— Sal e pimenta do reino a gosto.
 
Limpe o filé, tempere com sal e pimenta e reserve.
 
Lave e descasque os legumes em pedaços pequenos, cozinhe-os al dente, resfrie rapidamente em água com gelo, escorra e reserve.
 
Em uma panela pequena refogue em fogo médio uma colher (sopa) de cebola com uma colher (sopa) de manteiga deixando dourar. Agregue o arroz pré-cozido o caldo de galinha e o vinho branco, mexa até dar o ponto e conclua adicionando uma colher (sopa) de manteiga e queijo parmesão. Se necessário, tempere com sal e pimenta.
 
Em outra panela pequena, também em fogo médio, coloque ½ colher (sopa) de manteiga, ½ colher (sopa) de cebola picada e mexa sem parar até ela ficar dourada. 
 
Agregue o vinho Marsala, deixe reduzir, adicione o molho demiglace, mexa por uns cinco minutos e reserve.
Aqueça uma frigideira em fogo alto, baixe para médio, sele o tournedo por todos os lados, até que ele fique levemente tostado por fora (e rosado por dentro).
 
Coloque o risoto no centro da prato, fatie o tournedo e coloque-o sobre o risoto, distribua os legumes em torno e regue o filé com o molho Marsala.
 
Bom apetite.