sábado, 21 de setembro de 2024

COMO FUGIR DE GOLPES POR TELEFONE

FUJA DOS POBRES ENRIQUECIDOS E DOS RICOS EMPOBRECIDOS.


A popularização do correio eletrônico abriu as portas para o spam — mensagens em massa com conteúdo publicitário , e o spam evoluiu para o scam — mensagens que utilizam engenharia social para induzir as vítimas em potencial a abrir anexos maliciosos e clicar em links fraudulentos. Como se não bastasse, as denúncias de roubo de identidade aumentaram 128% nos últimos 12 meses, em parte porque os cibercriminosos passaram a aplicar seus golpes infames também pelo WhatsApp e pelo telefone. 
 
Observação: Basta pesquisar o Blog para encontrar dezenas de postagens sobre esse problema, bem como dicas para se precaver das maracutaias, mas eu achei por bem revisitar o assunto não só porque as ligações e mensagens provenientes de números desconhecidos ou não identificados vêm aumentando, mas também porque as técnicas usadas pelos golpistas estão cada vez mais sofisticadas. 

CONTINUA DEPOIS DA POLÍTICA

Reza a sabedoria popular que "os sábios falam porque têm algo a dizer, e os tolos, porque têm que dizer alguma coisa". A jugar pelas escolhas do eleitorado tupiniquim, dizer que "a voz do povo é a voz de Deus" é insultar o Criador. 
Por outro lado, o fato de 58% dos 2 mil brasileiros ouvidos pelo Ipec acharem que Lula não deve disputar a reeleição em 2026 confirma que "toda regra tem exceção". E o discurso em que o macróbio reiterou sua aversão às privatizações (na cerimônia de inauguração do Complexo de Energias Boaventura, ex-Comperj) é a prova provada de que "burros velhos não aprendem truques novos".
Diz outro ditado que "em boca fechada não entra mosca". A fala do Lula não só foi ofensiva (porque ignora as perversões que marcaram suas gestões anteriores) e descabida (porque seu governo não dispõe de força para reestatizar as companhias), como presenteou a oposição (de viés majoritariamente paleolítico) em plena temporada eleitoral.
Devolvido ao Planalto por uma frente ampla que incluiu a defesa da democracia, Lula assistiu em maio do ano passado à condenação de Fernando Collor — oito anos e dez meses de cadeia — por desviar cerca de R$ 20 milhões dos cofres da BR Distribuidora. Coisa iniciada em 2010, sob Lula, e consumada até 2014, sob Dilma.
Além do velho Comperj, o governo direciona investimentos da Petrobras para a Refinaria Abreu e Lima, em Pernambuco. Travados em 2015 pela corrupção, os dois empreendimentos resultaram em prejuízos de US$ 27 bilhões, segundo o Tribunal de Contas da União. 
É uma pena que Lula não cultive o hábito da leitura. Poderia descer do Mundo da Lua por um instante para degustar um conto "As Neves do Kilimanjaro". "O seu pico ocidental chama-se 'Ngàge Ngài', a Casa de Deus", escreveu Ernest Hemingway. "Junto a este pico encontra-se a carcaça de um leopardo. Ninguém ainda conseguiu explicar o que procurava o leopardo naquela altitude."
O leopardo do conto pode simbolizar a busca romântica pelo inalcançável ou o espírito de aventura levado à extrema inconsequência. Mal comparando, Lula está em posição análoga à do leopardo, pois a Presidência é o cume da política.
Num instante em que o Brasil está em chamas, Lula deveria se perguntar por que chegou pela terceira vez ao ponto mais alto do Poder Executivo. Do contrário, quando os arqueólogos forem escavar esse pedaço da história, encontrarão sob as cinzas de um Brasil remoto a carcaça de um presidente tão inexplicável quanto o leopardo de Hemingway.
 
O "robocall" começa com uma ligação que cai depois de alguns segundos de silêncio. Os criminosos se valem dessas chamadas para checar se o número está ativo e, caso afirmativo, usá-lo em futuras ligações, quando então tentam extrair informações pessoais para utilizar em fraudes financeiras, compras online e roubos de identidade.
 
Observação: Se o número que aparece na sua tela é de uma cidade, estado ou país onde você não tem parentes nem amigos (nem parentes ou amigos seus estão lá passando férias), não atenda a chamada nem (muito menos) retorne uma ligação pela discagem automática sem atentar para o código de área.
 
Fabricantes como a Samsung (entre outros) configuram seus próprios aplicativos como padrão para ligações e SMS, mas você pode redefinir o
 Telefone do Google, tocar nos três pontinhos, acessar as Configurações e, em Bloquear números, ativar as opções Bloquear números desconhecidos e Bloquear chamadas de spam e scam — lembrando que isso implica o risco de perder chamadas de pessoas ou empresas cujos números não constem da sua agenda de contatos. 
 
Observação: Aplicativos como Truecaller, Whoscall e Hiya oferecem vários níveis de proteção e opções de bloqueio mais específicas, mas você pode reduzir a aporrinhação cadastrando seu número no site do Procon ou no serviço Não Me Perturbe (detalhes nesta postagem). 
 
Desconfie de ligações que solicitam transações, cancelamento de compras ou pix. Jamais forneça senhas, códigos de segurança ou dados bancários por telefone. Se receber uma chamada ou um SMS sobre uma transação suspeita, não ligue para o número informado (que geralmente começa com 0800 para passar credibilidade) nem pressione a tecla sugerida para falar com o atendente (a menos que seja para mandá-lo tomar onde as patas tomam). Em caso de dúvida
, entre em contato com seu banco pelos canais oficiais.

Onze de cada 10 mensagens oferecendo empréstimos, dinheiro em troca de curtir postagens em redes sociais, propostas de trabalho que exigem pagamento para dar sequência à "contratação" e afins são tentativas de fraude. Se algum contato do WhatsApp pedir dinheiro a pretexto de uma emergência qualquer, confirme por voz ou video. Se cair no conto do vigário, faça um boletim de ocorrência e entre em contato o quanto antes com seu banco, administradora de cartão, site de compras ou seja lá o que for.   

Boa sorte.