NÃO EXISTE AMOR MAIS VERDADEIRO QUE AQUELE ENTRE UMA PESSOA E UMA PIZZA.
O "inverno meteorológico" terminou em 31 de agosto, mas o "astronômico" vai até dia 22, quando começa a primavera. Após registrarem -1,7°C em Engenheiro Marsilac (zona sul da capital paulista) na madrugada da terça-feira retrasada, os termômetros voltaram a subir, mas as noites e as madrugadas continuam frias, e uma sopa quentinha vem a calhar.
Para servir 4 pessoas, você vai precisar de:
— 4 xícaras (chá) de caldo de carne (preferencialmente caseiro);
— 4 fatias de queijo suíço ou o alpino;
— 4 fatias de pão francês cortados em cubos de 2,5 cm;
— 2 xícaras (chá) de cebola branca cortada e o mesmo tanto de cebola roxa (cortadas em fatias);
— 1 colheres (chá) de azeite extravirgem;
— 1/4 colher (chá) de chá de açúcar;
— 1/4 colher (chá) de pimenta-do-reino moída na hora;
— 1/4 de xícara (chá) de vinho branco;
— 1 colher (café) de tomilho fresco picado e outra de sal refinado.
O preparo é simples:
Aqueça o azeite em fogo alto e salteie as cebolas por 5 minutos (ou até elas ficarem macias), junte o açúcar, a pimenta e o sal e deixe cozinhar por 20 minutos em fogo médio, mexendo de tempos em tempos (para evitar que a mistura queime e/ou grude no fundo da panela).
Aumente o fogo, salteie as cebolas por 5 minutos ou até elas ficarem escuras — tome cuidado para não deixar queimar —, despeje o vinho, cozinhe por 1 minuto, junte o caldo de carne e o tomilho, deixe ferver, tampe a panela e cozinhe em fogo baixo por cerca de 2 horas.
Nesse entretempo, coloque as fatias de pães numa assadeira e leve ao forno (preaquecido a 180˚C) por 1 minuto, vire-as e deixe tostar do outro lado por mais 1 minuto.
Distribua a sopa por 4 tigelas refratárias, coloque-as numa assadeira grande, ponha uma fatia de pão tostado e outra de queijo em cada tigela, leve ao forno para gratinar o queijo e sirva quente.
Bon appétit.