segunda-feira, 9 de setembro de 2024

COMO REMOVER APPS PRÉ-INSTALADOS NO ANDROID

QUEM TROCA O CAMINHO VELHO PELO NOVO SABE O QUE DEIXOU PARA TRÁS, MAS NÃO SABE O QUE VEM PELA FRENTE.

 

Todo programa ocupa espaço e consome recursos, mas os fabricantes de PCs e smartphones se monetizam mediante a pré-instalação de inutilitários conhecidos como "crapware" (crap = merda), que, além do mais, são difíceis de remover
 
Windows dispõe de um utilitário nativo para desinstalar programas, mas ferramentas de terceiros, como o Revo Uninstaller e o PCDecrapfier, facilitam o processo e fazem um trabalho mais completo. No Android, para encerrar apps inúteis, mas que não podem ser removidos, toque em Configurações > Aplicativos, selecione o programa em questão, toque em Parar (ou Forçar Parada) e confirme em OK

CONTINUA DEPOIS DA POLÍTICA

Às vésperas do primeiro turno das eleições municipais, o sonho de Bolsonaro de liderar a direita nacional vai ganhando a aparência de pesadelo. Escorado nas estatísticas, o governador Tarcísio de Freitas perorou que uma eventual ida de Pablo Marçal para o turno representaria "a porta de entrada para Boulos" na prefeitura, e tenta se consolidar como polo alternativo a Lula em 2026. 
No último sábado, respondendo ao toque do berrante soprado pelo cabo eleitoral de luxo que vive sob a sombra de uma sentença criminal esperando para acontecer, 45 mil reses trotaram rumo à mais paulista das avenidas para ouvi-lo defender o impeachment do "ditador" Alexandre de Moraes e a anistia aos vândalos envolvidos nos atos golpistas do 8 de janeiro (e a si próprio, naturalmente). Um rebanho considerável, mas quatro vezes menor que o de 25 de fevereiro, quando o Monitor do Debate Político no Meio Digital contabilizou 185 mil cabeças de gado.
A alturas tantas, irritado com um carro de som que "atrapalhou sua concentração", o "mito" insuflou a plateia a sabotar o veículo: "Arranquem o cabo da bateria desse canalha vagabundo", vociferou. "Se esse picareta quer fazer um evento, que anuncie, convoque o povo e faça. Não atrapalhe pessoas que estão lutando por algo muito sério em nosso país", complementou. 
Comentando a efeméride, Ricardo Kertzman disse que não confia em livros ou filmes que retratam momentos cruciais da história humana como representações fidedignas de fatos reais, até porque quem narra algo o faz a partir da própria ótica, interpretação e interesse. Lembrou que fotos e filmagens são passiveis de edição e, portanto, não podem ser consideradas 100% confiáveis. Mas não há nem haverá Photoshop, Canva ou outro aplicativo de áudio e vídeo capaz de transformar em drama apoteótico a dantesca reunião de bolsonaristas do último sábado, na qual, sob a regência do grande estadista Silas Malafaia, ladeado por homens do mais alto grau de honestidade e espírito público, como Valdemar Costa Neto e o próprio Jair Bolsonaro, e de pensadores como Nikolas Ferreira e Carla Zambelli, a multidão de patriotas deu o tom: “Cabeça de ovo, supremo é o povo”.
Achava-se que enviar sinais de celular para ETs e cantar o hino nacional para um pneu de trator eram o ápice da genialidade revolucionária desse pessoal, mas a caterva bolsonarista superou a si mesma, comprovando que Einstein estava certo: não há limites para a estupidez humana. 
Não há Supremo, não há Senado, não há nada nem ninguém “neff paíff” (como diria outro gigante da política tupiniquim) que resista a um brado tão profundo, tão valente e tão simbólico assim.
Anotem aí: Xandão já era!

As Configurações do desenvolvedor são voltadas a programadores, mas podem nos ajudar a explorar o Android mais a fundo. Para acessá-las, abrimos o menu Configurações, rolamos a tela até Sobre o telefone, tocamos em Informações de software e sete vezes seguidas em Número de compilação.

Exibido o pop-up de confirmação, localizamos a entrada Serviços em execução (ou em Processos, conforme a versão do Android), selecionamos o programa que desejamos encerrar, tocamos em Parar e confirmamos em OK. O app será encerrado e todos os serviços associados a ele, interrompidos  (note que pode ser preciso tocar em OK e/ou em Parar mais uma vez para confirmar a ação).
 
Para desinstalar apps com privilégios de administrador, acessamos o menu Configurações, selecionamos Segurança > App do administrador do dispositivo, localizamos o aplicativo em questão, selecionados Desativar o app do administrador de dispositivo e desinstalamos o app da. maneira convencional.
 
Observação: Para remover apps pré-instalados de fábrica sem recorrer ao root, siga as instruções deste artigo; para desinstalar um ou vários aplicativos pela Google Play Store, toque nos ícones da loja e do seu avatar, selecione Gerenciar aplicativos e dispositivos, toque sobre a memória apresentada do seu dispositivo, marque o(s) aplicativo(s) que deseja excluir, toque no ícone da Lixeira e confirme a ação em Desinstalar.