BONS ARTISTAS COPIAM, GRANDES ARTISTAS ROUBAM.
A exemplo do bolo de carne — ou "meatloaf", como é chamado nos EUA —, o rocambole de carne é uma receita prática, versátil, perfeita para o almoço em família ou um jantar especial.
A diferença é que o bolo de carne é moldado em formato de pão e assado na própria forma, e o rocambole, enrolado como o doce homônimo antes de ser levado ao forno. Em ambos os casos, o recheio fica a critério do freguês — presunto, mortadela, queijo, bacon, ovos cozidos, etc. —, e uma fatia média tem de 300 a 350 kcal.
CONTINUA DEPOIS DA POLÍTICA
A sabedoria convencional ensina que ninguém deve cometer a mesma tolice várias vezes, mesmo porque há fartura de opções. Mas a facção bolsonarista, irritada com a instalação de uma tornozeleira na perna do "mito", acendeu suas fornalhas em pleno recesso parlamentar para reciclar um pacote manjado. A reutilização de asneiras gastas transformou o polo de apoio a Bolsonaro no Congresso numa usina de reciclagem de erros.
Hugo Motta e Davi Alcolumbre oscilaram entre a impaciência e o mau humor. A Câmara fechou o palco das comissões e colocou no freezer projeto que permitira ao deputado autoexilado votar desde o Texas. O Senado colocou no rumo da gaveta o pedido de impeachment de Moraes feito pelo senador das rachadinhas, panetones e mansões. Os chefes das duas Casas sinalizaram que projetos pró-anistia e anti-Supremo não chegarão ao plenário.
Ao brincar de gato e rato com Bolsonaro, Xandão reafirmou que o réu descumpriu medida cautelar, mas tratou o descumprimento como "irregularidade isolada" e optou por não decretar a prisão preventiva do estrupício. Tecnicamente, a aliança do clã Bolsonaro com Trump já seria motivo suficiente, mas o ministro preferiu as cautelares, acertou na tornozeleira, na reclusão domiciliar noturna e no distanciamento das embaixadas, mas, quanto às redes sociais, produziu uma restrição difícil de ser implementada. Podendo dar o braço a torcer, preferiu repetir que "a Justiça é cega, mas não é tola".
A experiência ensina que um Bolsonaro moderado é personagem fictício, e Moraes como que o convido a testar seus limites ao renovar a ameaça da tranca num despacho redigido com luvas de pelica. Alguém deveria lembrar ao magistrado que gato de luvas não pega rato.
Você vai precisar de:
— 500 g de carne moída (sugiro patinho ou coxão mole);
— ½ xícara (chá) de farinha de rosca (para deixar a massa firme e moldável);
— 1 ovo (para ajudar a dar liga);
— 1 cebola pequena ralada (para agregar umidade e sabor);
— 2 dentes de alho picados;
— Sal e pimenta-do-reino a gosto;
— 150 g de presunto (ou mortadela);
— 150 g de queijo tipo muçarela (ou prato, fresco, provolone, meia cura, etc.);
— Ketchup (ou molho barbecue);
— Cheiro verde picadinho, a gosto (opcional)
1) Misture a carne, o cheiro verde, o ovo, a farinha, a cebola, o alho, o sal e a pimenta até obter uma massa homogênea.
2) Abra a massa sobre uma folha de papel alumínio formando um retângulo uniforme e distribua o recheio sobre a carne, deixando uma borda livre nas extremidades.
Enrole como um rocambole, apertando bem para ficar firme, coloque numa assadeira untada, pincele o ketchup (ou o molho barbecue) sobre toda a superfície, cubra com papel alumínio, leve ao forno preaquecido a 200°C por 30 minutos, retire o papel alumínio e deixe assar por mais 15 minutos (ou até dourar).
Deixe o rocambole descansar por alguns minutos antes de fatiar e sirva com os acompanhamentos de sua preferência.
Dicas:
— Para dar um toque de crocância, polvilhe queijo ralado depois de retirar o papel alumínio. E adicionar fatias de bacon ao recheio deixará seu rocambole ainda mais suculento.
— Cenoura ralada e ovos cozidos agregam sabor ao recheio e deixam as fatias mais "coloridas".
— Caso queira usar a airfryer, molde o rocambole num tamanho menor e asse por 25 minutos a 180°C.
— Coloque a sobra (se houver) num pote hermético e guarde na geladeira por até 3 dias (ou no congelador por até 3 meses).
— Quando for consumir, embrulhe em papel alumínio (para preservar a umidade) e reaqueça em forno brando (de 150ºC a 175ºC).
Bom apetite.