domingo, 31 de agosto de 2025

BIFE À MILANESA SEM FORNO NEM GLÚTEN

DITA POR UM SUJEITO DE PALETÓ, A MENTIRA PASSA A SE CHAMAR "MÁ INFORMAÇÃO".

Sempre tem gente brigando com a balança, gente intolerante ao glúten e gente intolerante ao glúten brigando com a balança. A receita de hoje é sopa no mel para essa gente.


Sem a fritura por imersão, o bife à milanesa fica menos calórico; sem a farinha de trigo, fica livre do glúten, que mesmo em pequenas quantidades pode causar reações adversas em pessoas com doença celíaca ou alergia ao trigo e seus derivados. 


CONTINUA DEPOIS DA POLÍTICA


O Brasil teve pelo menos dez planos de segurança pública nas últimas duas décadas. Os resultados foram pífios para o Estado, mas exuberantes para o crime. A megaoperação deflagrada nesta quinta-feira contra o PCC mostra o quanto a esculhambação estatal contribuiu para a organização da criminalidade. 

Estima-se que foram movimentados mais de R$ 30 bilhões de origem criminosa. O PCC controla postos de abastecimento, transaciona imóveis e aplica em fundos de investimento de fintechs próprias. O tráfico de drogas vai virando um ramo secundário do empreendimento. 

Alheias ao tiroteio da campanha eleitoral fora de época, PF e policiais estaduais, Receita Federal, Secretaria de Fazenda de São Paulo, Ministério Público federal e estadual juntaram-se harmoniosamente na força-tarefa anti-PCC. Ficou entendido que, se os governantes trocarem a artilharia pela colaboração republicana, talvez passem a desfrutar de aparatos tão organizados quanto o crime. 

Valorizando o que tem de bom, o Estado terá um caminho árduo, mas chegará a algum lugar. Apostando em planos cenográficos, rodopiarão a esmo.

 

Para servir dois comensais, você vai precisar de:

 

— 400 g de filé mignon ou alcatra fatiados em bifes (2 unidades por pessoa);


— 1/2 de xícara (chá) de farinha de mandioca branca, crua e fina; 


— 1/2 xícara (chá) de farinha de mandioca comum;


— 1 ovo;


— 1 pitada de colorau;


— Sal e pimenta-do-reino a gosto;


— Óleo (de canola ou girassol). 

 

Enquanto espera o forno aquecer a 220ºC, coloque os bifes sobre uma tábua de carne, cubra com filme plástico e bata até deixá-los finos (a espessura deve ser uniforme). Tempere com o sal e a pimenta e reserve.

 

Coloque a farinha de mandioca branca (crua e fina) em uma tigela, quebre o ovo em outra, adicione um pouco de água filtrada, uma pitada de sal, outra de pimenta, e bata até misturar bem. Em outra tigela, misture a farinha de mandioca comum com o colorau.

 

Passe os bifes primeiro na farinha de mandioca branca, depois no ovo batido e finalmente na farinha de mandioca comum misturada com o colorau — apertando bem para que a farinha adira perfeitamente — acomode-os numa assadeira untada, grande o suficiente para evitar sobreposições (use duas assadeiras se necessário).

 

Pingue o óleo sobre cada bife (em zigue-zague e em movimentos rápidos), leve ao forno e deixe assar por  25 minutos. Findo esse tempo, vire os bifes, gire a assadeira e deixe assar por mais 15 minutos (ou até eles ficarem bem dourados).

 

Seque com papel absorvente e sirva com fritas, salada verde, arroz ou outro acompanhamento, a seu critério (lembrando que rodelas ou gomos de limão não podem faltar).

 

Bom apetite e até o mês que vem.