terça-feira, 27 de fevereiro de 2007

Pendrive - Continuação...

Na hora de escolher seu chaveirinho de memória, certifique-se de que ele disponha de um dispositivo de segurança (como proteção por senha). Isso poderá ser útil no caso de você perdê-lo e outra pessoa tentar acessar seus dados.
Verifique também o padrão de interface USB, que é determinante na velocidade de transferência de dados (dê preferência a modelos que suportem o USB 2.0).
Note ainda que os memory keys de nova geração suportam o U3 e permitem levar no bolso alguns softwares já instalados, configurados e personalizados. A inovação - criada por uma pareceria entre as empresas SanDisk e M-Systems, e batizada como U3 Launchpad - é um mini-sistema operacional que pode ser embutido no memory key. Essa solução é muito útil para você acessar diferentes aplicativos no computador de casa ou do trabalho, como também para incrementar sua segurança no acesso à internet em cyber-cafés ou computadores públicos.
Ao ser conectado à porta USB, o reconhecimento do pendrive é instantâneo. A diferença fica por conta do mapeamento feito pelo Windows (a partir das versões XP/2000). Na janela Meu computador, o sistema exibe duas novas unidades: a primeira, somente leitura, guarda os arquivos do sistema U3; a segunda funciona como um memory key simples, permitindo a gravação de qualquer tipo de arquivo e o armazenamento dos softwares instalados por meio do U3 Launchpad.
Esse "sistema portátil" também exibe um ícone na Área de Notificação, ao lado do relógio. Ao clicar sobre ele, uma espécie de menu Iniciar do Windows é aberto, exibindo as opções de configuração e administração do pendrive e uma lista dos softwares nele instalados. Há também um link para a U3 Software Central (http://software.u3.com/), uma central que tanto disponibiliza downloads de programas gratuitos quanto funciona como loja on-line para aplicativos pagos. Vale a pena conhecer.
Vamos ficando por aqui.
Abraços a todos e até amanhã.