quinta-feira, 24 de janeiro de 2008

Bits e Bytes

Bits e bytes representam coisas diferentes, embora a semelhança dos nomes, especialmente nas abreviações, dê margem a confusões bastante comuns.
"Bit" é a forma reduzida de "BInary digiT", a menor unidade de informação que pode ser manipulada pelo computador. Oito bits formam um "Byte" - acrônimo de "BinarY TErm" - que pode corresponde a uma letra, número, sinal ou caractere que enviamos via teclado (ou através de outro dispositivo de entrada de dados e instruções, com base na tabela ASCII) quando operamos o computador.
Vale lembrar que, mesmo quando trabalhemos com textos, figuras, músicas e animações, o PC sempre interpreta as informações sob a forma de enormes conjuntos de zeros e uns (já que utiliza o sistema binário). Tudo que é carregado na memória, processado e armazenado em disco ou em mídia removível é representado dessa forma, desde letras, símbolos e algarismos até imagens, instruções e comandos operacionais. Isso talvez nos pareça estranho, mas é porque estamos mais habituados ao sistema decimal.
Qualquer grandeza decimal pode ser convertida para o sistema binário (e vice-versa). Para transformar um valor decimal em binário, basta dividí-lo por 2 sucessivas vezes, até chegar a 1 dividido por 2. Como qualquer número dividido por 2 sempre terá 0 ou 1 como resto, em cada etapa, sempre que a divisão for exata, você deve anotar 0 (zero); se sobrar "resto", você deve marcar 1. Ao final, é só ler os resultados "de baixo para cima". A título de ilustração, veja a seguinte correspondência de valores:

1 Byte = 8 bits
1 Kilobyte (ou KB) = 1024 bytes
1 Megabyte (ou MB) = 1024 kilobytes
1 Gigabyte (ou GB) = 1024 megabytes
1 Terabyte (ou TB) = 1024 gigabytes
1 Petabyte (ou PB) = 1024 terabytes
1 Exabyte (ou EB) = 1024 petabytes
1 Zettabyte (ou ZB) = 1024 exabytes
1 Yottabyte (ou YB) = 1024 zettabytes

Voltando agora ao que interessa, por uma questão de convenção, o bit e seus múltiplos (quilobit, megabit, gigabit) são utilizados para expressar "velocidade" (de transferência de dados entre dois dispositivos computacionais), ao passo que o byte e seus múltiplos (quilobyte, megabyte, gigabyte) expressam tamanho (de um arquivo, por exemplo) e capacidade (de armazenamento de dados, como nos módulos de memória, discos rígidos, etc.). Essas grandezas determinam também o "comprimento da palavra" do computador, ou seja, a quantidade de bits que o PC utiliza na composição das instruções internas (8 bits, palavra de 1 byte; 16 bits, palavra de 2 bytes; 32 bits, palavra de 4 bytes, e assim por diante), mas isso já é uma outra história.
Importante lembrar que valores expressos em bits devem ser grafadas com o "b" da sigla minúsculo (como em Mb, por exemplo), ao passo que os expressos em bytes devem ser grafados com "B" maiúsculo (como em GB, por exemplo).
A propósito: o site "Dicas úteis do Cassão" (www.cassao.eti.br/) oferece, dentre outras informações interessantes, "tabelas dinâmicas" para conversão de bits para bytes (ida e volta) e de números decimais para binários (e vice-versa). Fica a sugestão.
Bom fim de semana a todos - já que amanhã, aniversário de São Paulo, é feriado aqui no pedaço.

16 comentários:

Dora disse...

Muito esclarecedor.
Aproveite seu feriado.
Abraço.

Fernando disse...

Obrigado, menina.
Outro abraço.

Mauricio disse...

Opa, sou estudante de ciencia da computação na UFF (Univercidade Federal Fluminense) e ela me pediu o seguinte trabalho, para responder a questao: "Diga como os bytes podem ser combinados para formar os tipos de dados que usam mais de um byte."
procurei tanto, mas não encontrei nada, se puder me ajudar eu agradeço.
obrigado.

Fernando disse...

Oi, Maurício.
Agradeço a você pela visita. Quanto à sua dúvida, não sei se entendi direito, mas me parece ser uma questão eminentemente conceitual, para a qual não me sinto à vontade em oferecer uma resposta elementar, tipo "isso funciona mais ou menos como o alfabeto - ou seja: uma combinação de letras forma um palavra, e uma combinação de palavras, uma sentença, e por aí vai".
Acho que você precisa de uma resposta mais rebuscada, passando por sutilizas de linguagens de programação e outros que tais que fogem das minhas possibilidades - e ao espírito "prático" das postagens aqui do Blog. A título de sugestão, quem sabe você possa obter mais informações em http://www.respostaonline.com/index.htm.
Espero ter ajudado. Um abraço.

maria disse...

EU sou estudante de Técnico em informática em um dos colégios da rede pitágoras e o meu professor pediu o segunte trabalho: "Conversão de bits e bytes", eu gostaria de sua ajuda

FERNANDO disse...

Oi, Maria.
Não sei se entendi direito o que você deseja, até porque esta postagem mostra a relação entre essas grandezas e resume de forma simples e clara os principais conceitos sobre o assunto. De qualquer forma, a Web está coalhada de informações a propósito, basta abrir o Goolge e pesquisar com base nos termos chave apropriados.
Abraços.

patricia disse...

ola Fernando.
Estou estudando bit e bytes e tenho duvida imensa.gostaria de saber a quantidade de bits e bytes possue a equaçao:2x²+3x+7=0

FERNANDO disse...

Oi, Patrícia.
Sua pergunta é interessante, mas eu confesso que não sei lhe dar uma resposta, até porque fazê-lo envolveria questões inerentes a progrmação e outras nuances que não são exatamente a minha praia.
Se você descobrir como fazer essa correspondência, não deixe de voltar a me escrever, ok?
E se quiser continuar a ler nossas postagens mais recentes ou mesmo seguir este humilde Blog, sinta-se à vontade. Quem sabe numa próxima vez eu possa lhe ser mais útil.
Abraços.

Caroline disse...

Olá,sou estudante de ads e gostaria de saber como converter byte em bit e vice e versa,eu multiplico ou divido por 8?
desde ja agradeço

FERNANDO disse...

Oi, Caroline.
Desculpe a demora; o Google não está mais enviando e-mails de notificação dos comentários, de modo que só agora eu vi sua pergunta.
Enfim, 1 byte corresponde a 8 bits,, de modo que você divide bytes por 8 para obter o valor em bits e multiplica os bits por oito para ver o equivalente em bytes.
Obrigado, volte sempre e escreva quando quiser.

Anônimo disse...

"Bits e bytes representam coisas diferentes"

Nada a ver Fernando!
Não representam coisas diferentes
8 bits formam 1 byte
Tudo em sua tela são bits.

Mauro

FERNANDO disse...

Oi, Mauro.
Claro que oito bits formam um byte; 1024 bytes, um megabyte, e assim por diante - conforme, inclusive, eu mencionei na postagem.
No entanto, se você reler atentamente o texto, verá que minha intenção era evitar confusões entre essas grandezas e as siglas que as expressam. Mb, por exemplo, remete a megabits, ao passo que com o B maiúsculo (MB), a megabytes.
Discos rígidos, pendrives e módulos de memória têm sua capacidade expressa em GB (gigabytes), ao passo que na sua conexão com a internet, a velocidade (ou taxa de transferência de dados, melhor dizendo) é expressa em Mb/s (ou megabits por segundo).
Deu para entender?
Abraços, volte sempre e escreva quando quiser, OK?

Anônimo disse...

Quantos bits existem em 2 MBytes?

Fernando Melis disse...

Oi, Anônimo.
São 16 milhões de bits.
Se você é ruim de contas, use o http://www.gwebtools.com.br/converter-bit.
A propósito, não deixe de ler minha trinca de postagens começada por esta aqui: http://fernandomelis.blogspot.com.br/2014/08/baixa-velocidade-de-conexao-bits-bytes.html.

Marco Carmo disse...

Para obter o valor de bits dos bytes multiplica os bytes por 8. Para obter os bytes dos bits divide os bits por 8. Exemplo:
2bytes x 8 = 16bits (1byte=8bits)
1024bits / 8 = 128bytes (8bits=1byte, x=1024x1 / 8)
2kB x 8=16kb=16384bits (1kb=1024bits, 16x1024)
Nota: kB=kilobytes, kb=kilobits

Fernando Melis disse...

Oi, Marco.
Pois é, a relação é essa, oito por um. Mas meu público alvo é composto em sua maioria por leigos e iniciantes, e se a coisa não for bem mastigadinha, acaba gerando dúvidas.
Valeu pela participação, volte sempre e escreva quando quiser. A propósito, há mais de 2.200 postagens para você escolher - eu publico uma matéria nova todo dia útil.