terça-feira, 25 de novembro de 2008

Para não "dar sopa"...

Nenhum computador está 100% seguro, e a coisa fica ainda pior se o usuário relapso deixa a máquina ligada quando sai para almoçar, tomar um cafezinho ou ir ao banheiro (claro que isso não se aplica a um PC doméstico, que você utiliza em sua casa, e ao qual ninguém mais tem acesso).
Enfim, o Windows XP inclui um atalho do Microsoft Natural Keyboard que permite bloquear rapidamente o computador. Para utilizá-lo, basta pressionar a tecla do logotipo do Windows juntamente com a tecla "L" (se a "Troca rápida de usuário" estiver ativada, a tela de boas-vindas será convocada; se essa funcionalidade estiver desativada, a caixa de diálogo "Desbloquear o computador" será exibida, exigindo a introdução de uma senha para desbloquear o sistema).
Com a "Tela de boas-vindas" ativada, você pode bloquear o computador através do Gerenciador de Tarefas (pressione <Ctrl+Alt+Del>). Clique no menu Desativar e escolha Bloquear computador ou Trocar de usuário (caso ela esteja desabilitada, clique em Bloquear computador, na caixa de diálogo Segurança do Windows).
Note que, se você não tiver uma senha para sua conta de usuário, qualquer pessoa poderá desbloquear o computador. Para definir uma senha, abra o Painel de controle, dê duplo clique em Contas de usuário, selecione a conta desejada e clique em Criar uma senha.
Veja abaixo mais algumas funções acessíveis via tecla de logotipo do Windows:

Windows+BREAK - mostra a caixa de diálogo Propriedades do sistema
Windows+D - mostra a área de trabalho
Windows+M - minimiza todas as janelas
Windows+SHIFT+M - restaura as janelas minimizadas
Windows+E - abre Meu computador
Windows+F - permite procurar um arquivo ou uma pasta
Windows+F1 - exibe a ajuda do Windows
Windows+R - abre a caixa de diálogo Executar
Windows+U - convoca o Gerenciador de utilitários

Para conhcer mais atalhos de teclado (com e sem o uso tecla de logotipo do Windows), sirva-se do campo Pesquisar Blog.
Bom dia a todos e até mais ler.