terça-feira, 12 de abril de 2011

Pedro, Paulo ou João?

Desligar o computador constantemente pode comprometer a vida útil dos componentes (notadamente do HD), mas mantê-lo ligado por dias a fio também não é uma boa idéia – além do risco de uma interrupção inesperada no fornecimento de energia, as reinicializações periódicas ajudam a resgatar a performance que o sistema tende a perder após muitas horas de atividade ininterrupta.
No entanto, suas opções não se limitam simplesmente a desligar o PC ou deixá-lo ligado, já que você pode colocá-lo em espera ou em hibernação – aprimoramentos desenvolvidos originalmente para laptops, mas que estão disponíveis em qualquer aparelho moderno. O modo de espera é um estado de baixo consumo de energia no qual o sistema e os programas continuam carregados na RAM (via de regra, basta mover o mouse ou pressionar uma tecla qualquer para o Windows “despertar” e você voltar a trabalhar normalmente), ao asso que, na hibernação, o conteúdo da RAM é transferido para o HD e o computador é totalmente desligado (você pode até desconectá-lo da tomada).
A grande vantagem da hibernação em relação ao desligamento tradicional é que o processo de boot costuma ser mais rápido, e todos os aplicativos e telas ressurgem da maneira como se encontravam antes de o sistema "adormecer". Esses “estados” podem ser induzidos manualmente, via botão Desligar (pressione SHIFT na tela de opções, para que o botão "Em Espera" alterne para "Hibernar"), ou pré-configurados através da tela das “Opções de energia” (acessíveis via Painel de Controle), onde você pode ajustar o desligamento do monitor, dos discos e do PC como um todo.

Observação: O retorno do estado de espera é imediato, mas como o mouse é um dispositivo muito sensível, basta um movimento involuntário ou um esbarrão na mesa de trabalho para que o sistema “desperte” num momento indesejado. Para evitar isso, acesse o Painel de Controle, abra o miniaplicativo com o ícone do mouse, clique na guia “Hardware”, no botão “Propriedades”, na aba “Gerenciamento de Energia”, desmarque a caixa de verificação ao lado de “Este dispositivo pode ativar novamente o computador” e clique em OK.

Você pode criar diversos esquemas com intervalos de tempo distintos para o sistema entrar automaticamente em stand-by e/ou em hibernação. Para uso doméstico, uma boa idéia é definir o desligamento do monitor após 15 minutos de ociosidade, o stand-by após ½ hora e a hibernação após 1 hora. Note que, ao retornar da hibernação, o Windows pode exibir uma mensagem de erro do tipo "A REINICIALIZAÇÃO DO SISTEMA FOI INTERROMPIDA: CONTINUAR A REINICIALIZAÇÃO DO SISTEMA; EXCLUIR DADOS DE RESTAURAÇÃO E PROSSEGUIR PARA O MENU DE INICIALIZAÇÃO DO SISTEMA" (essa anormalidade geralmente acontece quando o computador acessa um instantâneo corrompido da memória, e você deve escolher a opção "Excluir dados ... etc." e deixar o sistema ser carregado normalmente).
Seja como for, não deixe de desligar o computador nos moldes convencionais de tempos em tempos (semanalmente, por exemplo), para que a memória RAM seja completamente esvaziada e o desempenho do sistema, restabelecido.
Bom dia a todos e até mais ler.

35 comentários:

Reflexo d'Alma disse...

Bom dia aeee!!!
Bjins entre sonhos e delírios

kleber disse...

Bom dia Fernando passa la no shopping frei caneca para vc conhecer um pouco dos nossos serviços,
passa la no nosso stand é a fine albuns

voltando ao assunto oque voce sugeriu,
isso pode ajudar a prolongar a vida útil do seu computador. Um computador tem um tempo de vida útil estimado entre dois e quatro anos. Conforme a utilização aplicada e os cuidados dispensados a uma máquina (também levando em conta os componentes instalados), esse tempo pode aumentar ou diminuir drasticamente.

Guará Matos disse...

Bom dia Fernando, um abraço.

Guilherme William disse...

Boa Fer!

Essa da hibernação eu nunca usei...

Cris disse...

Boa mesmo Fernando.
Aqui em casa um sai outro entra, e é um tal de liga-desliga. Com certeza, não há computador que aguente. Ótima dica.
Fernando!
Vou antecipar o bom fim de semana e um ótimo feriado pra você, pois vou me ausentar por uns dias. Beijos e até a volta.

FERNANDO disse...

Oi, Cátia.
Um ótimo dia para você também, dona moça.
Beijos entre esperas e hibrnações (risos).

FERNANDO disse...

Oi, Kleber.
Agradeço o convite; vou ver o que para fazer, ok?
No mais, um pouquinho de cuidado sempre pega bem, embora no âmbito da informática a obsolescência fale mais alto do que aspectos como conservação e funcionamento - ainda existem jurássicos 486 em plena atividade (embora sejam máquinas obsoletas, há muito divorciadas das exisgências dos sistemas e programas mais recentes).
Um grande abraço e até mais ler, amigão.

FERNANDO disse...

Oi, Guará.
Outro em você, meu caro.
Tenha um ótimo dia.

FERNANDO disse...

Oi, Guilherme.
A hibernação foi pensada originalmente como uma forma de prolongar a autonomia das baterias dos laptops, mas há muito que também é suportada pelos desktops. Não custa experimentar.
Abraços.

FERNANDO disse...

Oi, Cris.
Valeu, dona moça. Beijo grande e até a volta.
Saudades antecipadas (risos).

Anônimo disse...

Adorei as explicaçõe, me foi muito útil e me salvou !!!!!!
Abraçoe e Fica com Deus!.

FERNANDO disse...

Oi, anônimo.
Bom saber que a postagem teve resultados práticos. Abraços, volte sempre e escreva quando qusier, ok?

Barraqueiro disse...

Oi Fernando ,o meu pc entrou em"A REINICIALIZAÇÃO DO SISTEMA FOI INTERROMPIDA: CONTINUAR A REINICIALIZAÇÃO DO SISTEMA; EXCLUIR DADOS DE RESTAURAÇÃO E PROSSEGUIR PARA O MENU DE INICIALIZAÇÃO DO SISTEMA",mas não sai disso,e não obedece nenhum comando o que devo fazer.uso o windows 7.aguardo resposta.

Barraqueiro disse...

Isso aconteceu após uma queda de energia aqui em casa.

FERNANDO disse...

Oi, Barraqueiro.
Obrigado pela visita.
Quanto à sua pergunta, a resposta está na minha postagem http://fernandomelis.blogspot.com.br/2008/10/se-funciona-com-os-ursos.html.
Em síntese, essa mensagem de erro pode surgir em diversas situações, inclusive quando o sistema acessa um instantâneo corrompido da memória ao retornar da hibernação. Felizmente, na maioria dos casos basta selecionar a opção "Excluir dados ... etc." para que o Windows seja reiniciado normalmente.
Abraços, volte sempre e escreva quando quiser, ok?

juunio disse...

E se o pc toda vez que entra em hibernaçao ou suspensao, aparecer aquela mensagem de erro de EXCLUIR DADOS DE RES.... pode ser oq? alguem responde pf.. vlw...

Fernando Melis disse...

Oi, Juunio.
Como dita na postagem, essa mensagem de erro costuma ser exibida quando o sistema acessa um instantâneo corrompido da memória. Então, continua valendo minha sugestão no sentido de escolher a opção "excluir dados..." e deixar que o Windows reinicie normalmente.
Você não informa qual a sua versão do sistema e nem se essa anormalidade sempre ocorreu ou se é coisa recente. Além disso, é mais fácil dizer como sair dessa sinuca de bico do que identificar os motivos que o levaram a ela. Ainda assim, fica aqui a sugestão de fazer uma faxina em regra no seu sistema com suítes de manutenção do quilate do TuneUp Utilities, CCleaner ou Advanced System Care 8 - todas elas já foram discutidas aqui no Blog, para localizar as respectivas postagens, insira o nome de cada um dos programas no campo de pesquisas, no canto superior esquerda da nossa página, e então tecle ENTER.
Espero ter ajudado.
Abraços, volte sempre e escreva quando quiser.


complicado identificar a causa de problemas como esse assim, razão pela qual a prudência

juunio disse...

VLW cara... dei uma olha em quase todo o blog .... ajudou pakas .... acabei descobrindo que era uma das minhas memórias RAM que tinha pifado ( nem conhecia a marca dela ai comprei uma Kingston) VLW :) .

Fernando Melis disse...

Oi, Juunio.
Obrigado pelo feedback. Bom saber que você conseguiu identificado e resolver o problema.
No mais, as 2.143 postagens publicadas desde setembro de 2006 estão todas acessíveis e à sua disposição.
Abraços.

Ingrid_Andrade disse...

Se eu selecionar a opção de excluir dados, vai apagar TUDO que tenho no computador?

Fernando Melis disse...

Oi, Ingrid.
Sua dúvida foi sanada em respostas que eu deixei para outros leitores nesta mesma postagem, como você pode facilmente conferir. No entanto, não me custa repetir que esse assunto foi detalhado numa postagem que você pode ler copiando o link http://fernandomelis.blogspot.com.br/2008/10/se-funciona-com-os-ursos.html e colando na caixa de endereços do seu navegador. Segue um excerto do texto em questão:

Note que o retorno da hibernação pode gerar eventualmente uma mensagem de erro do tipo "A REINICIALIZAÇÃO DO SISTEMA FOI INTERROMPIDA: CONTINUAR A REINICIALIZAÇÃO DO SISTEMA; EXCLUIR DADOS DE RESTAURAÇÃO E PROSSEGUIR PARA O MENU DE INICIALIZAÇÃO DO SISTEMA", que ocorre quando o computador acessa um instantâneo corrompido da memória (para resolver o problema, selecione a opção "Excluir dados ... etc.", que leva a máquina a uma inicialização normal).

Como dito, você pode selecionar tranquilamente a opção "excluir dados etc.". Mesmo que não funcione como esperado (e isso raramente acontece), esse procedimento apaga somente o instantâneo do sistema responsável pela restauração malsucedida. Os demais programas, arquivos, configurações e o que mais houver no seu computador continuarão lá, do mesmo jeito que estavam antes de você comandar a reinicialização.
Espero ter ajudado.
Abraços, boa sorte e até mais ler.

Ingrid_Andrade disse...

Muito obrigada Fernando!

Fernando Melis disse...

Não tem de quê. Volte sempre e escreva quando quiser, ok?

Anônimo disse...

Boa tarde. Fernando, eu fiz conforme o procedimento, quando dava a mensagem de erro eu escolhi a opção "Excuir dados etc." Achei e estava dando certo, pórem.... Agora não sai da tela Bem-vindo, fica só rodando aquela bolinha do lado do Bem-vindo e não liga!!! O que eu faço ?!

Fernando Melis disse...

Oi, Anônimo.
Difícil dizer, assim, sem acesso à máquina, sem nem mesmo saber qual versão do Windows que você utiliza. Ainda assim, sugiro que você reinicie o PC no modo de segurança e tente restaurar o sistema para último (mais recente) ponto de restaurações que tiver sido criado.
Para mais informações e alternativas, sugiro ler a sequência de postagens iniciada por esta aqui: http://fernandomelis.blogspot.com.br/2013/09/quando-o-windows-da-pau.html
Para outras opções, digite "deu pau" ou "travamento", ou ainda "tela azul" na caixa de pesquisas do Blog e reveja as diversas postagens que eu já publiquei sobre esse tema.
Boa sorte.

Anônimo disse...

Obrigado Fernando. É Windows 7 meu notebook. E adivinha só, tentei fazer restauração, mas ele fala que não há último ponto de restauração criado pelo sistema...:( Mas beleza, pode deixar que eu vou olhar certinho no blog pra ver algumas publicações que fale sobre esse assunto! Quem sabe eu consiga. Obrigado pela atenção ;)

Fernando Melis disse...

Oi de novo.
Valeu, cara. Pena que eu não tenho podido lhe ser mais útil.
A propósito, quando fuçar o Blog, confira também as dicas sobre a restauração do sistema e veja se o recurso está ativo e operante no seu Windows. Não é um remédio para todos os males, mas pode fazer toda a diferença em determinadas situações.
Boa sorte, abraços, volte mais vezes e escreva sempre que quiser. E se calhar, viste também minhas comunidades de informática, política e gastronomia na Rede .Link. Os endereços são:

http://informatica.link.flog.br/

http://cenario-politico-tupiniquim.link.flog.br/

http://acepipes-guloseimas-e-companhia.link.flog.br/

Anônimo disse...

Oi Fernando, boa tarde. Queria tirar uma dúvida, meu PC Windows 7 ao ser ligado aparece essa certa mensagem, " A ÚLTIMA TENTATIVA PARA CONTINUAR O SISTEMA DE SEU LOCAL ANTERIOR FALHOU. TENTAR CONTINUAR NOVAMENTE? (USE AS TECLAS DE SETE PARA REALÇAR SUA ESCOLHA.) PROSSEGUIR COM CONTINUAÇÃO DO SISTEMA. OU EXCLUIR DADOS DE RESTAURAÇÃO/IR P/MENU REINICIALIZAÇÃO. Estou com medo de escolher "excluir dados de restauração...", e apagar tudo o q tenho. O q eu faço? Me ajude, pfv.

Fernando Melis disse...

Oi, Anônimo.
Como eu mencionei no texto da postagem e repeti em uma ou duas respostas a comentários dos leitores, você deve escolher a opção "Excluir dados ... etc." e deixar o sistema ser carregado normalmente.
Se acontecer de ela não funcionar como deveria - e note que isso é raro - você não perderá absolutamente nada, pois essa opção apaga somente o instantâneo que sistema está tentando usar na restauração malsucedida. Seus programas, arquivos, configurações e tudo mais que houver no computador continuarão lá, do jeitinho que estavam quando você comandou a reinicialização.
Espero ter ajudado.

Anônimo disse...

Muito obrigada Fernando, vc ajudou e muito.

Fernando Melis disse...

Oi, Anôinima.
Bom saber disso, dona moça.
Volte sempre e escreva quando quiser, OK?

Anônimo disse...

Eu queria pode faze isso so que o tlecado eu aperto e continua a mesma coisa.

Fernando Melis disse...

Oi, Anônimo.
Para que eu possa tentar lhe prestar alguma ajuda, primeiro seria preciso que você esclarecesse melhor o que pretende fazer, onde clica e o que entende por "continuar a mesma coisa".
Obrigado por participar; abraços e até mais.

Ioneide MG disse...

Ufa... Achei que tivesse perdido minha carrocinha! =)
Obrigada!!!

Fernando Melis disse...

Oi, Ioneide.
Sou eu quem agradece o feedback.
Abraços, volte mais vezes e escreva sempre que quiser.